Portal da Cidade Umuarama

Pandemia

Com 32 casos de covid confirmados em um dia, sobe nível de atenção em Umuarama

A quantidade de crianças infectadas também chama a atenção dos profissionais de saúde

Publicado em 07/12/2021 às 17:22
Atualizado em

Desde o início da pandemia, em março de 2020, 19.518 pessoas tiveram exames com resultados positivos e, deste total, 19.117 se recuperaram (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

O aumento no número de casos de covid-19 na cidade vem sendo observado com bastante atenção pelos profissionais da Vigilância em Saúde. Para se ter uma ideia, o Boletim Covid desta terça-feira (7) traz a informação de que 32 pessoas receberam exames com resultado positivo para a doença no último dia: foram 13 mulheres, dez homens e nove crianças. A média de casos vinha em dois por dia.

A quantidade de crianças infectadas também chama a atenção dos profissionais de saúde, já que durante todo o mês de novembro foram registrados cinco casos e só nos últimos dias foram 18 – elas eram em média 8% dos infectados e agora são 20%. Em um quadro comparativo com dados dos 10 últimos boletins emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, pode-se observar que também houve um aumento da covid entre os homens – eram 38% e agora são 40% dos infectados. Por outro lado, as mulheres eram em média 51% e agora são 36% (veja tabela nesta página).

O número de casos ativos aumentou de 54 para 78 e o de suspeitos caiu de 196 para 179. Desde o início da pandemia, em março de 2020, 19.518 pessoas tiveram exames com resultados positivos e, deste total, 19.117 se recuperaram. Nenhuma morte foi oficialmente comunicada e o total de óbitos segue em 323.

Com relação à ocupação de leitos exclusivos para o tratamento da doença, disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Hospital Uopeccan, há uma pessoa de Umuarama internada na UTI e outras duas na enfermaria. A cidade continua indicada com a bandeira verde, quando o risco de contaminação é considerado baixo. “A pandemia não acabou, infelizmente. É preciso que todos os cuidados e protocolos continuem sendo tomados: usar máscara e álcool gel e manter o distanciamento são atitudes fundamentais para determos essa doença”, afirma Maria Harue Takaki, secretária municipal de Saúde.



Querendo trocar de carro?
Acesse os classificados de veículos em Umuarama





Fonte:

Deixe seu comentário