Portal da Cidade Umuarama

Regional

Cisa-Amerios promove encontro de enfermeiros e assistentes sociais em Umuarama

Encontro aconteceu na tarde da última sexta-feira (30), no auditório do Sindicato Patronal Rural

Publicado em 01/09/2019 às 23:56

Profissionais dos 19 municípios consorciados participaram do encontro regional de enfermeiros e assistentes sociais (Foto: Cisa-Amerios)

Com o objetivo de melhorar o fluxo dos serviços e do atendimento entre a atenção básica e as especialidades médicas, o Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios realizou mais um evento do Programa de Desenvolvimento Humano e Profissional, desta vez para enfermeiros e assistentes sociais de toda a região. O encontro aconteceu na tarde da última sexta-feira (30), no auditório do Sindicato Patronal Rural de Umuarama.

Profissionais dos 19 municípios consorciados participaram. “Nosso objetivo é capacitar a atenção básica e melhorar o fluxo do atendimento. Realizamos frequentemente esses encontros, sempre com temas que vêm de encontro às necessidades ou dificuldades dos profissionais”, disse o coordenador geral do Cisa-Amerios, Nilson Manduca, na abertura do evento.

O primeiro tema abordado foi o encaminhamento de pacientes ao exame de Coposcopia, que faz o rastreamento do câncer de colo do útero. A médica ginecologista Dra. Ana Maria Kato orientou os enfermeiros a encaminhar ao Cisa toda paciente que apresentar lesão ou sangramento durante o exame de rotina do preventivo.

“Nosso objetivo é tratar o problema antes que ele se torne um câncer. Isso significa menos sofrimento para a paciente, menor tempo de tratamento e economia aos cofres públicos. A prevenção é sempre o melhor remédio”, enfatizou a especialista.

O acolhimento e tratamento de pacientes Ostomizados* foi o segundo tema do encontro, conduzido por profissionais do Ambulatório de Feridas e Ostomias e do Serviço de Assistência Social do Cisa-Amerios. “O objetivo do encontro é a integração dos profissionais, para que os tratamentos realizados aqui na sede do consórcio em Umuarama tenham continuidade nos municípios onde os pacientes residem. Com os profissionais capacitados e trabalhando integrados, os resultados dos procedimentos serão mais efetivos”, disse Nilson Manduca.

De acordo com a assistente social do Cisa-Amerios, Claudia Alvim Veiga Gomes, o trabalho com os pacientes ostomizados segue o princípio da humanização dos serviços. “Trabalhamos em equipe fazendo o acompanhamento, orientação ao paciente, familiares ou cuidadores, com foco no autocuidado”, disse.

O Consórcio fornece gratuitamente bolsas coletoras e adjuvantes buscando melhorar a qualidade de vida do paciente, sua automia e reintegração social. “Procuramos garantir os direitos sociais desse paciente, através da Portaria Número 400 do Ministério da Saúde, de 16 de novembro de 2009”, destacou a Assistente Social.

*Ostomizado é aquele paciente que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma.

Fonte:

Deixe seu comentário