Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Cisa-Amerios é mais uma vez bem avaliado pelo Comsus

O principal ponto positivo foi quanto a qualificação da linha de cuidado ao idoso

Publicado em 12/07/2019 às 06:43

A grande expectativa é pela conclusão da construção e ampliação da sede do Cisa-Amerios (Foto: Divulgação)

O Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa-Amerios) passou mais uma vez de forma positiva pela avaliação do Programa Estadual de Apoio aos Consórcios de Saúde (Comsus). Os resultados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (11).

“O principal ponto positivo foi quanto a qualificação da linha de cuidado ao idoso. O Cisa-Amerios avançou nesse aspecto e a expectativa é que o Consórcio amplie ainda mais o atendimento multidisciplinar a esses pacientes, através do seu Ambulatório do Idoso Frágil”, disse a enfermeira Maisa de Oliveira Santos, fiscal do Convênio Comsus.

De acordo com o coordenador geral do Cisa-Amerios, Nilson Manduca, ficou pactuada a implantação do Plano de Cuidados para Pacientes Hipertensos e Diabéticos. “Já estamos trabalhando nesse sentido e até a próxima avaliação do Comsus, daqui há quatro meses, esse serviço também já estará em pleno funcionamento”, disse.

A grande expectativa é pela conclusão da construção e ampliação da sede do Cisa-Amerios. “Os serviços todos sendo ofertados no mesmo espaço físico, facilita e melhora o atendimento aos pacientes, o resultados dos tratamentos e a integração das equipes multiprofissionais”, ressaltou a enfermeira-fiscal Maisa.

Outro destaque é o Programa de Desenvolvimento Profissional e Humano, através do qual o Cisa-Amerios promove eventos de qualificação e formação profissional, integrando profissionais especialistas do Cisa com os profissionais que atuam na atenção básica nos municípios consorciados. O Programa tem ainda campanhas de educação em saúde voltadas para profissionais e pacientes. Eventos de motivação pessoal e atividades integrativas também são realizados frequentemente, envolvendo profissionais do Cisa-Amerios, dos municípios consorciados, bem como os pacientes.

O Comsus

É um programa da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) com o propósito de qualificar a atenção ambulatorial secundária do Estado para atender as necessidades de saúde da população. Seu principal objetivo é implantar os Centros Especialidades Regionais em todas as regiões de saúde do Paraná, mediante parceria firmada entre os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) e a Sesa.

Objetivos Específicos

Alinhar o modelo de atenção dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) de acordo com as redes de atenção à saúde prioritárias – Rede Mãe Paranaense, Rede de Urgência e Emergência, Rede de Atenção à Saúde do Idoso, Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência e Rede de Atenção à Saúde Mental.

Implantar incentivo de custeio para ampliar a oferta de serviços especializados.

Implantar incentivo de investimento para a melhoria da estrutura e de equipamentos dos Centros de Especialidades Regional.

Inserir os CIS nas Redes de Atenção à Saúde, integrados com a atenção primária e atenção terciária.

Operar com eficiência e efetividade.

Preencher vazios assistenciais.

Melhorar a qualidade da gerência dos consórcios.

* Informações da Sesa

Fonte:

Deixe seu comentário