Portal da Cidade Umuarama

Elimine criadouros

Casos de dengue já foram registrados em 12 unidades de saúde de Umuarama

O calor e as pancadas de chuva registradas nos últimos dias favorecem a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue

Publicado em 21/01/2022 às 21:41

É importante que a população faça vistorias periódicas nos quintais e elimine recipientes que possam acumular água (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

Com quatro casos novos confirmados nesta semana, chega a 25 o número de pessoas que contraíram dengue desde agosto do ano passado, em Umuarama, do total de 243 notificações registradas pela Secretaria Municipal de Saúde. Neste período não houve óbitos causados pela doença, nem casos graves ou com sinais de alarme.

A maioria das suspeitas (204, ou 84%) foi descartada clinicamente ou por meio de exames e na última semana foram registradas 25 notificações e 14 ainda estão em investigação. A dengue já está presente em 12 das 23 unidades básicas de saúde – ainda não há registros nas UBS dos distritos e também no São Cristóvão, Lisboa, Ouro Branco, 1º de Maio, 26 de Junho e Bem-Estar.

O Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental confirmou casos nas UBS San Remo (4), Cidade Alta (4), Jardim União (3), Jardim Cruzeiro, Centro de Saúde Escola, Posto Central e Vitória Régia (dois em cada) e Guarani/Anchieta, Parque Industrial, Jabuticabeiras, Panorama, Sonho Meu e zona rural (um caso em cada).

O calor e as pancadas de chuva registradas nos últimos dias favorecem a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Portanto, é importante que a população faça vistorias periódicas nos quintais e elimine recipientes que possam acumular água. Tonéis, baldes e bacias devem ficar fechados ou cobertos. Também é recomendado observar calhas e encanamentos para água da chuva, cobrir pneus e garrafas e colocar areia nos pratinhos das plantas.

Fonte:

Deixe seu comentário