Portal da Cidade Umuarama

PSICOLOGIA

Campanha ‘Janeiro Branco’ conscientiza sobre Saúde Mental em Umuarama

No dia 26 de janeiro psicólogas do município farão ações de orientação e ministrarão uma palestra gratuita sobre o assunto

Publicado em 16/01/2019 às 08:22

A campanha tem por objetivo lembrar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental (Foto: Ilustrativa )

A campanha Janeiro Branco, realizada pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) chega a sua terceira edição no estado. A campanha tem por objetivo lembrar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Em Umuarama, a campanha realizará diversas ações em parceria com psicólogas do município. No dia 26 de janeiro, uma equipe de profissionais capacitados estarão ofertando orientações e uma palestra com o tema, organizada pelas psicólogas Flávia Carnizal e Lais Cardoso.

Valorização

A campanha também tem como foco a valorização de Psicólogas(os) como profissionais de referência quando se fala no cuidado em saúde mental. Trabalhando em conjunto com os demais profissionais em uma atuação multidisciplinar, a(o) Psicóloga(o) tem a capacitação e conhecimentos específicos da ciência psicológica, que aborda exatamente as questões comportamentais, subjetivas e relacionais humanas.

Prevenção

Uma das metas é também desmistificar a crença de que a busca por Psicólogas(os) deveria ocorrer apenas por quem está em sofrimento severo ou possui algum diagnóstico de transtorno mental e informar as possibilidades da atuação destes profissionais na prevenção, no acolhimento, resolução de conflitos e no desenvolvimento de pessoas e aprimoramento de instituições.

Janeiro Branco

A campanha ganha cada vez mais reconhecimento – e importância. Nesse contexto, se observa um crescimento no número de casos de transtornos de ansiedade, de depressão e um aumento expressivo de suicídios, sobretudos de adolescentes e jovens e de pessoas idosas.

Diante disto, a campanha busca aproveitar o período de Janeiro – no qual as pessoas renovam suas disposições e, culturalmente, realizam um balanço dos pontos que devem receber atenção durante o ano -, para possibilitar a inclusão do cuidado e do olhar para as emoções como uma prioridade. De acordo com o idealizador da campanha, o psicólogo Leonardo Abrahão (CRP-04/36232), a cor branca foi escolhida como símbolo por já estar presente nas festividades de Ano Novo.

Palestra: 'Saúde Mental – Você tem cuidado da sua?'

Dia 26 de Janeiro

Local: Praça Artur Tomás – Zona III CEP 87502-010 – Umuarama, PR

Horário: 09h às 13h

A entrada é gratuita e não é preciso se inscrever com antecedência.

Responsáveis: Flávia Carnizal   CRP - 08/26798  -  Lais F. Cardoso  CRP -  08/26706

Mais informações: 99849-9007/99917-0739


Fonte:

Deixe seu comentário