Portal da Cidade Umuarama

Saúde animal

Nova fase do Programa CastraPet vai atender Umuarama e várias cidades da região

O governo estadual oferece ainda palestras sobre zoonoses e orientações sobre a vacinação e desvermifugação de animais durante realização do programa

Publicado em 04/04/2024 às 09:24
Atualizado em

O quarto ciclo do Castrapet vai contemplar 30 mil pets de 165 cidades de todas as regiões do Paraná (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

No Dia Mundial dos Animais de Rua, celebrado nesta quinta-feira (04), dentro do chamado Abril Laranja, mês reservado para a prevenção contra a crueldade animal, o Núcleo de Educação Ambiental do Instituto Água e Terra (IAT) reforça a importância do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – o CastraPet.

É por meio desta ação, que terá o quarto ciclo iniciado neste ano, que o órgão ambiental promove o controle responsável da população de animais no Paraná, contribuindo para a redução do abandono e dos maus tratos, além de impactar na saúde pública.

Nova fase

Previsto para iniciar neste ano, o quarto ciclo do Castrapet vai contemplar 30 mil pets de 165 cidades de todas as regiões do Paraná, representando aproximadamente 42% do território estadual. Cada cidade atendida terá divulgação dias antes do atendimento, para que haja o cadastro.

Desde o seu início, em 2019, o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos já alcançou quase 70% dos municípios do Estado nas três fases anteriores. Nesse período, foram castrados 75 mil animais em 275 cidades paranaenses, demonstrando o impacto positivo e abrangente do projeto.

Municípios da região que foram contemplados - Alto Piquiri, Campo Mourão, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Francisco Alves, Goioerê, Guaíra, Iporã, Mariluz, Maringá, Palotina, Paranavaí, Pérola, Tapejara, Tapira, Toledo, Tuneiras do Oeste, Umuarama.

Fonte:

Deixe seu comentário