Portal da Cidade Umuarama

Temporais

Falta de energia ainda compromete abastecimento de água em cidades da região

De acordo com a Sanepar, os efeitos dos temporais prejudicam a produção e distribuição de água

Publicado em 15/10/2021 às 10:27

Todo maquinário de grande porte nas unidades operacionais da Sanepar precisam do fornecimento de energia (Foto: Sanepar/Ilustrativa)

A falta de energia elétrica provocada pelas fortes chuvas continua afetando os sistemas de abastecimento de água em diversas cidades e distritos da região de Umuarama. Apesar de todos os esforços das equipes da Copel, algumas unidades de produção e de distribuição de água ainda estão sem energia, inviabilizando a sua operação.

Na região de Umuarama

Na região de Umuarama, os sistemas mais afetados e que ainda registram falta de energia são os de Francisco Alves e os distritos de Rio Bonito e Bairro Catarinense, parte da cidade de Alto Piquiri e seus distritos Mirante do Piquiri e Paulistânia, os distritos de Guaiporã e Jangada, em Cafezal do Sul, Pindorama no município de Xambrê e parte do distrito de Cedro, em Perobal.

Demais regiões do Noroeste

No Noroeste, a falta de energia afeta o abastecimento nas cidades de Moreira Sales e do distrito de Paraná d’Oeste, Quarto Centenário, Rancho Alegre do Oeste, os distritos de Bela Vista do Piquiri e Sales de Oliveira, no município de Campina da Lagoa, o distrito de Yolanda, em Ubiratã, e Águas de Jurema, em Iretama.

Sem energia, sem água

Todo maquinário e equipamentos de grande porte nas mais de 3.400 unidades operacionais da Sanepar nos 346 municípios onde a Companhia atua precisam do fornecimento de energia. Em todo o caminho percorrido pela água há necessidade de motores, bombas, válvulas e sistemas de automação, e todos esses equipamentos utilizam energia elétrica. Portanto, quando falta energia, também pode faltar água.

Fonte:

Deixe seu comentário