Portal da Cidade Umuarama

Cidadania

Câmara de Pérola adere ao Projeto Parlamento Jovem

Projeto oportunizará aos alunos conhecerem melhor a divisão dos poderes do Estado, em especial o Legislativo

Publicado em 11/04/2018 às 01:10

Autoridades durante assinatura do termo de adesão ao Projeto Parlamento Jovem (Foto: Divulgação)

Nesta semana, a Câmara Municipal de Pérola assinou termo de adesão ao Projeto Parlamento Jovem, da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná. A proposta pretende levar aos alunos da Escola Municipal Arminda Rodrigues de Souza, a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar.


O Projeto Parlamento Jovem vai dispor aos estudantes por meio de uma metodologia de ensino, até junho, o acompanhamento do transcorrer do processo eleitoral de escolha de um candidato a cargo eletivo, oportunizando aos alunos conhecerem melhor a divisão dos poderes do Estado, em especial o Legislativo.


De acordo com a chefe de cartório, Gloria Lucia Agura Guariento, em sala de aula com o apoio dos professores, os estudantes debaterão problemas da comunidade e deliberarão sobre sugestões de possíveis soluções com o intuito de promover maior formação política, com abordagem aos principais temas do assunto, tais como o que é política, significado de democracia e o que é ser eleitor.


Após o período de instrução, será realizado um pleito para eleição de vereadores mirins. Segundo Gloria, a ideia sugerida é a de diplomar cinco jovens legisladores, entretanto, esse número pode ser maior, já que a Câmara de Vereados têm nove integrantes. “Os vereadores mirins devem atuar por um ano, acompanhando a rotina da Câmara, alguns projetos propostos por eles podem se transformar em projetos” destacou.


A solenidade contou com a presença de servidores do Poder Legislativo e Executivo do município, entre eles do prefeito Darlan Scalco e do presidente da Câmara, o vereador Lindolfo Bazoti Filho. Também participaram demais vereadores, colaboradores da Secretaria Municipal de Educação e do Cartório Eleitoral, além do juiz Carlos Eduardo Zago Udenal.

Fonte:

Deixe seu comentário