Portal da Cidade Umuarama

Esportes

Fase municipal dos Jogos Escolares movimenta as praças esportivas

A fase municipal define as escolas que vão representar o município na fase regional

Postado em 24/04/2019 às 17:03 |

A disputa segue até a próxima sexta-feira (26) em diversas modalidades (Foto: Smel)

Com início na última quinta-feira (18), estão sendo disputados em várias praças esportivas de Umuarama os Jogos Escolares do Paraná – fase municipal, que neste ano completam a 66ª edição. As competições contam com a participação de quase 1 mil alunos-atletas de 21 instituições de ensino da sede e distritos.

A disputa segue até a próxima sexta-feira (26) nas modalidades futsal, futebol de campo, voleibol, vôlei de areia, basquetebol e handebol, nos naipes masculino e feminino. Os atletas estão divididos em dois grupos, de acordo com a faixa etária – classe B, para alunos de 12 a 14 anos, e classe A para quem temo de 15 a 17 anos.

“A 66ª edição dos JEPs tem movimentado as praças esportivas de Umuarama, nos últimos dias. Os jogos acontecem no Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa e também nos ginásios do Jardim Alphaville, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Harmonia clube de Campo, além do Estádio Municipal Lúcio Pipino. E a participação da comunidade esportiva, dos pais e torcedores tem sido muito expressiva”, apontou o diretor de Esporte e Lazer do município, Jeferson Ferreira.

A fase municipal define as escolas que vão representar o município na fase regional e, dependendo dos resultados, na etapa final da competição. “Participar dos JEPs é uma ótima experiência para os alunos, tanto da rede pública quanto escolas privadas. Além da saudável prática de atividades esportivas, desenvolve o espírito de equipe, ajuda a formar lideranças, respeito e disciplina, sem falar nos momentos alegres que os jogos proporcionam”, reforçou Jefinho.

Mais segurança

Para aumentar a segurança das praças esportivas onde os jogos acontecem, conforme foi discutido durante o congresso técnico – com a aprovação de professores, diretores e comissões técnicas – a Secretaria de Esporte e Lazer implantou neste ano um sistema de pulseiras para identificar as pessoas que acompanham as competições. Uma cor foi definida para os atletas, outra para os torcedores e mais uma para a comunidade esportiva.

“As pulseiras foram entregues nas escolas, conforme a quantidade pedida pela direção de cada instituição, e ainda temos pulseiras nas portarias dos ginásios, para pais dos alunos ou outras pessoas vinculadas às equipes participantes. Basta apenas se identificar na entrada e colocar a pulseira no braço”, explicou o diretor de Esporte e Lazer.

A adoção das pulseis visa restringir o acesso de pessoas alheias ao esporte e também evitar a evasão de alunos que não integram as equipes, nos dias de competição. “A segurança também foi reforçada e inclusive um adolescente que estaria comercializando drogas no entorno do ginásio de esportes foi apreendido na tarde desta terça-feira, pela Guarda Municipal. Ele estava sem pulseira, que tem caráter preventivo e vem dando bom resultado”, completou Jefinho.

Fonte:

Deixe seu comentário