Portal da Cidade Umuarama

Confira as várias atividades físicas gratuitas disponibilizadas pela Smel

Publicado em 13/02/2017 às 01:33

Umuarama – Nesta segunda-feira (13), a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Umuarama, a Smel, iniciou as suas atividades sistemáticas que estão presentes em diversos bairros da cidade. De acordo com Jeferson Gabriel, secretário municipal, as atividades propostas pela secretaria ocorrem nas manhãs, tardes e noites de segunda a sexta-feira.

Melhor idade

Pela manhã as atividades são desenvolvidas no Projeto Vida Ativa Melhor Idade 2017, o qual idosos têm a oportunidade de praticar atividades físicas duas vezes por semana – alongamento, caminhada, atividades aeróbicas e dinâmicas de grupo – sendo aplicadas em 10 núcleos distribuídos por Umuarama e região, às 8h.

Os interessados devem ligar na secretaria para obter informações acerca das localidades onde as atividades são desenvolvidas para então iniciá-las no bairro mais próximo de suas residências. “Todos os idosos são avaliados fisicamente. A procura pelo Projeto é tamanha que as atividades ao final de 2016 contavam com a presença de cerca de 700 idosos”, ressalta Jeferson.

Treinos

No período da tarde, as atenções da secretaria estão voltadas para as escolinhas de treinamento nas seguintes modalidades: basquetebol, handebol, voleibol, futebol e futsal. O futebol é a única modalidade cujo treinamento já foi iniciado e, está sendo feito, no estádio municipal Lúcio Pipino. As outras modalidades não tiveram início, pois a Smel, que tem parceria com o Núcleo Regional de Educação, espera divulgação dos estabelecimentos educacionais que serão sedes de treinamento.

Atividade aeróbica

Para aqueles que desejam praticar atividade física à noite, a secretaria oferece grupo de caminhada e corrida de rua com trajeto de cinco quilômetros, grupo de ciclismo noturno cuja finalidade é a pedalada leve com trajeto urbano para crianças e adultos e a zumba que é uma mistura de dança latina com exercícios aeróbicos. Em todas as atividades o ponto de encontro é a praça Miguel Rossafa, a partir das 19h30. “No caso da pedalada a Smel disponibiliza 10 bicicletas para empréstimo durante a prática da atividade, a única indicação a fazer é ligar na secretaria com antecedência para fazer a reserva”, destaca o secretário.  

Jogos Abertos 

Outro projeto iniciado sábado (28), foi o basquete em cadeira de rodas que tem parceria com a Associação de Deficientes Físicos de Umuarama, a Adefiu. No projeto a intenção do treinamento é levar os integrantes da equipe para competições em torneios internos, bem como, para os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná, o Parajaps.

Melhoria de vida

O secretário Jeferson Gabriel pontua a importância da atividade física para a cidade e avalia que melhores condições de vida impedem o acometimento de doenças futuras. “A nossa proposta é ofertar atividade física gratuita para a comunidade, sendo que a participação dela modifique a qualidade de vida para melhor”, finaliza. 

Para informações acerca das atividades desenvolvidas, bem como as localidades onde elas ocorrerem, o telefone à disposição é o (44) 3906-1090.

Fonte:

Deixe seu comentário