Anfitriões
Atletas e técnicos de Umuarama aprimoram treinamentos para a fase estadual dos Jojups
Delegação será composta por 340 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e coordenadores
Publicado em
02/10/2026 às 14:25
Atualizado em
No próximo dia 8, Umuarama abre as portas para a Fase Estadual dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), que fecha uma das maiores competições do Estado para atletas de 15 a 18 anos, após fases regionais e macrorregionais.
No evento, a Capital da Amizade receberá mais de 100 cidades do Estado. Enquanto isso, nas quadras, pistas, piscina e salões de jogos, as atividades estão intensas com os preparativos finais das equipes que representarão Umuarama nesta grandiosa competição.
“Nossa delegação será composta de 340 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e coordenadores, que não estão medindo esforços para participarem com determinação e vontade de vencer”, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gentil Soares de Lima.
Como a maioria das equipes iniciou os treinamentos neste ano de 2026, por conta da contratação recente dos técnicos, nem todas as modalidades possuem grandes chances de medalha, “mas o empenho e comprometimento está muito grande, o que nos faz crer que podemos nos surpreender com os resultados”, acrescentou.
O envolvimento de tantos jovens atletas é resultado do plano de governo do prefeito Fernando Scanavaca, que entre outras ações busca promover, por meio do esporte, inclusão social, saúde e qualidade de vida, a melhora do desempenho escolar e a formação cidadã.
As equipes de treinamentos estão espalhada por vários pontos da cidade e promovem a união entre jovens de diferentes localidades e regiões do município, nas mais diversas modalidades. “Além de estimular atividades físicas e hábitos saudáveis, os técnicos promovem cuidados com a saúde física e mental e alertam os atletas a evitarem hábitos nocivos a saúde”, disse o prefeito.
Para todos os atletas é exigida frequência escolar mínima de 75%, o que ajuda a reduzir a evasão e contribui para formar pessoas bem preparadas para o futuro, além do estímulo para defender a sua escola nas competições. “E temos ainda a formação cidadã, já que as atividades desenvolvem disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe, preparando nossos jovens para além do esporte”, completou Scanavaca.
Umuarama participará dos Jojups em todas as modalidades – atletismo, basquetebol, handebol, voleibol, futsal, ciclismo, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, xadrez, hand beach, vôlei de praia, beach tênis, badminton e rúgbi, nos naipes masculino e feminino. A cerimônia de abertura será no próximo dia 10, às 19h, no anfiteatro do Centro de Eventos Alexandre Ceranto.
Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Eliminado da Liga Nacional, Umuarama agora concentra forças na Série Ouro do Paranaense
05/10/2026 às 14:59
Ana Luisa Rocha Magalhães conquista ouro no Brazil Open Internacional em Londrina
02/10/2026 às 09:36
Com ex-técnico Peri Fuentes no comando rival, Umuarama enfrenta o ACBF em jogo decisivo
02/10/2026 às 08:50
Ginástica rítmica ganha força em Umuarama com novas ações e foco em competições
29/09/2026 às 17:20
Atletas do Ceju se destacam no Paraná e garantem duas vagas para o Brasileiro
28/09/2026 às 16:07
Parque Industrial/Aceru conquista título do Municipal Interbairros Sub-15
28/09/2026 às 15:49