Portal da Cidade Umuarama

Ainda sob alerta

Defesa Civil prevê novos temporais e outubro mais grave que setembro para o Paraná

Umuarama registrou uma das maiores rajadas da história nesta semana; órgão estadual alerta para risco de agravamento climático neste mês

Publicado em 02/10/2026 às 10:09

Umuarama enfrenta efeitos de temporal enquanto Defesa Civil alerta para outubro instável (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Gabriel Rocha)

Defesa Civil do Paraná prevê um outubro com agravamento climático no estado, após o registro de 173 desastres até 29 de setembro, número acima das 138 ocorrências contabilizadas em agosto. A previsão de um cenário mais severo foi reforçada pelo coordenador-executivo do órgão, coronel Ivan Ricardo Fernandes, que atribuiu o quadro à intensificação do El Niño, fenômeno que, segundo ele, ainda deve atingir o pico no verão.

Vendaval de 29 de setembro deixou rastro de estragos em Umuarama

Em Umuarama, o vendaval do dia 29 de setembro registrou uma das maiores rajadas de vento da história da cidade, de até 101,5 km/h — a maior marca da região no dia. Um homem morreu no Clube Harmonia enquanto jogava tênis, após a estrutura da quadra desabar durante o temporal, que deixou árvores caídas, galhos, destelhamentos e prejuízos em diversos pontos da cidade. Segundo a Copel, 14,2 mil clientes ficaram sem energia elétrica, o que também afetou o abastecimento de água da Sanepar.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil contabilizou mais de 50 ocorrências de gravidade na cidade, incluindo quedas de árvores sobre a rede elétrica, com acionamento da concessionária para desenergização; obstrução de vias públicas por árvores e galhos; danos na cobertura de uma pizzaria na região central; e a queda de cobertura que resultou na morte do homem no Clube Harmonia. Também houve postes quebrados e cabos de energia rompidos. Ainda nesta sexta-feira (2), equipes municipais realizavam a remoção de galhos e árvores pela cidade.

Estado soma 253 municípios atingidos e 11 mortes em setembro

Em 2026, os temporais já atingiram 253 municípios paranaenses e afetaram cerca de 300 mil pessoas, segundo a Defesa Civil do estado. Levantamento atribuído ao órgão aponta 11 mortes apenas em setembro.

O Simepar analisou imagens de danos registrados em Toledo, Altamira do Paraná, Ivaiporã, Umuarama e Piraí do Sul, além de dados de radar e satélite, e não encontrou indícios de tornado em nenhum desses casos. Segundo o instituto, uma linha de instabilidade atravessou o estado a partir da tarde de terça-feira (29), durante a passagem de uma frente fria, com rajadas acima de 100 km/h registradas em pelo menos duas estações meteorológicas: 105,12 km/h em Santa Maria do Oeste, às 17h15, e 101,5 km/h em Umuarama, às 16h.

O Simepar também informou que setembro de 2026 foi o mês mais chuvoso da história em 14 cidades do Paraná. Na região de Umuarama, dois tornados foram registrados no mês: em Francisco Alves, no dia 9, e em Goioerê, no dia 11, ambos sem classificação na escala Fujita.

Previsão aponta instabilidade para a primeira quinzena de outubro

Para o domingo (4) de eleições, o Paraná aparece com alertas laranja e amarelo para tempestades, conforme levantamento das autoridades estaduais. Em Umuarama, são previstos 12,9 mm de precipitação para o dia. Os indicadores do Simepar para a primeira quinzena de outubro na cidade apontam forte instabilidade meteorológica e grande oscilação de temperatura, alternando períodos de calor abafado com quedas repentinas nos termômetros.

Moradores que identificarem situações de risco podem comunicar pelos telefones (44) 2020-7830 (Secretaria do Meio Ambiente), 156 (Ouvidoria) ou (44) 98457-1149 (Defesa Civil).

Fonte: Portal da Cidade Umuarama

Envie sua notícia

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp