Portal da Cidade Umuarama

Secretaria da Saúde de Umuarama inicia ações do Agosto Azul

Publicado em 02/08/2017 às 02:26

Umuarama - A Secretaria de Saúde de Umuarama programou várias ações voltadas à saúde do homem, que serão desenvolvidas ao longo de agosto. Praticamente todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) promoverão atividades priorizando a prevenção de doenças que atingem pessoas do sexo masculino. “Neste ano, a campanha Agosto Azul será voltada para a valorização da paternidade e também para a orientação quanto à importância da prevenção. Se tratada de forma precoce, a maioria das doenças tem chances bem maiores de cura”, afirma a secretária da Saúde, Cecília Cividini.

A coordenadora das ações do Agosto Azul, Simony Bernardelli Rosa, divulgou o cronograma de atividades. Na próxima segunda-feira, 7, o urologista Flávio Frederico fará palestra sobre saúde do homem às 18h, no Posto de Saúde Central. O 'Dia D' da campanha, promovida pela Secretaria de Saúde do município, será 19 de agosto.

“Neste dia, das 8h às 12h, os atendimentos serão prestados no Centro de Saúde Escola da Universidade Paranaense (Unipar), que é nossa parceira no evento. Esta unidade básica de saúde funciona em parceria entre a secretaria e a instituição de ensino superior, na Rua Sarandi, próximo ao ginásio de esportes do campus-sede”, lembrou Simony.

No 'Dia D' serão ofertados exame de PSA (prevenção ao câncer de próstata) para homens a partir dos 40 anos, glicemia (que deve ser feita em jejum), verificação de pressão arterial, corte de cabelo, avaliação de boca e de pele (prevenção ao câncer), massagem, avaliação nutricional, teste do nível de tabaco, atualização da carteira de vacina, aromaterapia, informações sobre DST (doenças sexualmente transmissíveis) e avaliação de risco cardiovascular.

Unidades

Ao longo de agosto, cada unidade de saúde também terá uma programação especial voltada à saúde do homem.

– No Posto de Saúde Central, após a palestra do dia 7 haverá solicitação de PSA para homens a partir de 40 anos.

– Na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Conjunto Residencial Guarani as atividades iniciaram nesta quarta-feira, 2, com orientações sobre prevenção de quedas ao grupo Hiperdia, na parte da manhã. No próximo dia 11, a partir das 7h, na Apromo, haverá palestra e testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e atualização do calendário vacinal; dia 8, às 14h, teatro na UBS com o tema “Eu me cuido enquanto espero”, abordando a prevenção na saúde do homem, com a educadora física Ruth; dia 18, às 7h, no depósito de material de construção do bairro, palestra sobre glicemia capilar, pressão arterial e calendário vacinal; e dia 23, às 19h, no CEMEI do bairro, palestra para os pais sobre saúde do homem.

– No dia 22, a unidade do distrito de Lovat terá um dia de atendimento à saúde do homem com palestra ministrada pela médica Ana Carolina, avaliação odontológica, teste de glicemia (em jejum), verificação de pressão arterial e atualização da carteira de vacina.

– No dia 24, na unidade do Jardim Panorama, haverá palestra com a educadora física Ruth voltada à saúde do homem, aferição de pressão arterial, pedido de exame PSA para maiores de 40 anos no período da tarde.

– Na unidade ESF da Praça Anchieta, dia 31/08, a tarde toda será reservada para atividades de prevenção e promoção a saúde do homem. Haverá teatro de fantoches sobre o tema, com a educadora física Ruth (da Academia da Saúde), realização de testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C), aferição de pressão arterial, solicitação de exame PSA para homens com 40 anos ou mais, orientação médica e de enfermagem e atualização da situação vacinal.

– Na unidade ESF do Parque Vitória Régia, dia 25, das 8h às 11h30, haverá teste rápido, testes de glicemia (em jejum), aferição de pressão arterial, avaliação de boca e solicitação de exame PSA.

Fonte:

Deixe seu comentário