Portal da Cidade Umuarama

Qualificação aumenta chances no mercado de trabalho, diz prefeito de Umuarama

Publicado em 30/01/2017 às 02:52

Umuarama – O gerente da Agência do Trabalhador de Umuarama, Clóvis Palozi, apresentou diversas opções de cursos gratuitos de formação profissional e qualificação de mão de obra para pessoas que buscam oportunidades de trabalho. Na manhã desta segunda-feira, 30, ao lado do prefeito Celso Pozzobom, o gerente explicou a importância de realizar treinamentos e cursos, “o que amplia o leque de opções para quem quer conquistar um novo emprego ou pensa em abrir o próprio negócio”, disse.

Entre as possibilidades, os candidatos já contam com cursos disponíveis no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e em breve devem ser firmados convênios com o Senai (na área industrial) e oficinas de empreendedorismo em parceria com o Sebrae, para trabalhadores que almejam abrir empresa ou atuar como microempreendedor individual (MEI).

O Senai anunciou nesta segunda-feira um curso básico de modelagem industrial, com participação gratuita. Os interessados já podem entrar em contato com a Agência do Trabalhador. “Também buscamos parcerias para ampliar as formações na área comercial e prestação de serviços, para contemplar todos os setores”, emendou Palozi.

O prefeito Celso Pozzobom informou que empresários de Umuarama geram cerca de 3 mil empregos em outros municípios e regiões por falta de mão de obra qualificada na cidade. “Estamos perdendo empregos e com isso perdendo dinheiro, pois essas empresas geram impostos em outras cidades e os trabalhadores também gastam seus salários fora daqui. Nossa Agência do Trabalhador é uma das que mais oferecem vagas na região e muitas não são preenchidas por falta de qualificação”, afirmou. 

Pozzobom defendeu a qualificação do trabalhador como diferencial para o sucesso no mercado de trabalho, mas lembrou que a iniciativa deve partir do próprio candidato. “Muitos não concluem nem o Ensino Médio. Temos opções de supletivo para os estudos e muitos cursos à disposição, mas a pessoa que quer uma boa oportunidade de trabalho deve buscar a qualificação. A Agência do Trabalhador está aberta para ajudar, basta procurar os nossos técnicos, o gerente Clóvis Palozi, enfim tem que procurar os meios para evoluir. E no que for possível, nós vamos ajudar”, completou o prefeito.

Fonte:

Deixe seu comentário