Portal da Cidade Umuarama

Proerd

Programa de Resistência às Drogas é retomado nas escolas de Umuarama

As atividades do programa tiveram início nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, tendo a aula inaugural acontecido no último dia 27

Publicado em 13/03/2019 às 06:27

Proerd é desenvolvido por policiais militares rigorosamente selecionados e formados por profissionais da área de educação (Foto: Tiago Boeing)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado com os alunos do 5º ano das escolas municipais graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Polícia Militar, foi retomado na última semana. O prefeito Celso Pozzobom e a secretária municipal de Educação, Mauriza Lima, acompanharam a aula inaugural na escola do distrito de Serra dos Dourados.

As atividades do programa tiveram início nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, tendo a aula inaugural acontecido no último dia 27. Conforme cronograma da Secretaria da Educação, serão atendidas as 22 escolas da rede municipal e a data prevista para formatura é 7 de novembro deste ano.

A prevenção é a melhor forma de combater o avanço das drogas sobre as crianças, apontou o prefeito Celso Pozzobom. “Esse contato dos policiais com os alunos é muito benéfico. Eles entendem que além dos males que o vício pode causar, envolver-se com drogas é contra a lei e pode trazer sérias consequências para toda a família”, disse o prefeito.

Pozzobom relembrou os altos investimentos que o município tem feito no setor educacional, melhoria da infraestrutura, reformas em quase todas as unidades escolares, ampliação do número de vagas, reorganização das matrículas nos CMEIs por meio do Programa Fila Única e a valorização constante dos professores e servidores das escolas. “Educação é prioridade e mais ainda neste ano, que destacamos o setor como centro das nossas ações”, afirmou.

O Proerd é desenvolvido por policiais militares rigorosamente selecionados e formados por profissionais da área de educação. “Eles atuam em sala de aula durante um período letivo com atividades uma vez por semana, durante uma hora/aula, com turmas do 5º ano do ensino fundamental.

“O programa regular é desenvolvido em 10 lições, dez momentos que ficam na memória das crianças para a vida toda. Quem já viu uma formatura do Proerd sabe o valor que os alunos dão para esse tempo em que convivem com o instrutor, que faz parte do Batalhão de Patrulha Escolar”, acrescentou a secretária Mauriza Lima. Neste ano, o instrutor é o soldado Jessé Victor de Souza da Rocha.

A aula inaugural teve a presença do prefeito Celso Pozzobom, da secretária Mauriza Gonçalves de Lima, da coordenadora da Secretaria de Educação, Suely Marçola da Costa, da diretora da Escola Municipal Serra dos Dourados, Cecília Ferrarin Ferrari, da coordenadora educacional Cidalva Pereira de Miranda Franciscato, do soldado Jessé Rocha, do sargento da Patrulha Escolar Comunitária Sergio Rodrigues Lopes e das coordenadoras educacionais.

Através da Secretaria de Educação, a Prefeitura organizou o cronograma de atendimento das escolas, bem como realiza a compra do material que os alunos necessitam para o estudo – o livro “Caindo na Real”, para alunos do 5º ano do ensino fundamental. O município também adquire a camiseta do Proerd, que o aluno usará na cerimônia de formatura, prevista para novembro no Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa.

Fonte:

Deixe seu comentário