Portal da Cidade Umuarama

Programa de iniciação artística da Unipar seleciona acadêmicos e voluntários

Publicado em 23/03/2017 às 07:19

Umuarama – Com o objetivo de revelar e valorizar talentos do meio acadêmico, a Universidade Paranaense – Unipar criou o Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística) e, com ele, desenvolve uma série de projetos artístico-cultural. O programa, coordenado pela Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação e mantido com recursos próprios da Unipar, oferece atividades nas modalidades coral, dança e teatro.

O candidato selecionado recebe auxílio financeiro no valor de R$ 100, mensais, para participar de atividades de aprendizagem técnica e de treinamento na área artística de sua opção. Também podem participar, de forma voluntária, pessoas da comunidade que queiram aprender ou se aprimorar em alguma das modalidades artísticas propostas pela Unipar. A seleção do Pibia acontece todo início de ano; neste, os candidatos mostraram que têm muito dom: dançaram, dramatizaram e cantaram.

No palco, houve uma mistura de magia e humor, que classificou candidatos nas sete unidades. O Pitoresco Grupo de Teatro Unipar, que faz parte do Pibia em Umuarama, teve uma grande procura: foram cerca de 20 inscritos, entre acadêmicos e voluntários. Para o coordenador do grupo, Luiz Fernando Guarnieri, que participou da banca para seleção dos inscritos junto com outros dois professores, os objetivos foram atingidos com êxito.

“Durante o teste seletivo é feito um bate-papo com o candidato para saber de seu interesse e o que o motivou a querer fazer teatro; num segundo momento, é analisada a aptidão prática do candidato, dando a ele a opção de participar com uma performance pronta ou com uma proposta da própria banca”, explica Guarnieri. 

Na Unidade-Sede também foram realizados testes para as modalidades dança, que tem como coordenadora da Companhia Unipar de Dança a professora Solmara de Oliveira, e na modalidade coro, para o Coro Unipar, que tem na coordenação Marco Aurélio Tavares.

Fonte:

Deixe seu comentário