Portal da Cidade Umuarama

molecular

Pesquisa da Unipar sobre laranja é premiada em evento internacional

O trabalho apresentado tem como foco o estudo genético e com isso melhorar a qualidade do fruto

Publicado em 01/07/2019 às 07:19
Atualizado em

Pesquisa tem como foco melhorar a qualidade das laranjas (Foto: Ilustrativa)

Coordenação, professores e estudantes do programa de mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Unipar estão comemorando a premiação de uma pesquisa apresentada no 7º Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, realizado em Campos do Jordão/SP. Pesquisadores de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais prestigiaram o evento. Além do Brasil, estavam presentes representantes da China, Argentina, Estados Unidos e de países da Europa.

Durante cinco dias, o Simpósio abordou assuntos de relevância em torno do eixo temático, possibilitando a troca de conhecimento, ideias e a criação de novas parcerias entre pesquisadores e instituições. Evolução e Biodiversidade, Planta Biotecnologia e Novas Tecnologias, Planta Hormônios e Sinalização e Estresse Abiótico foram alguns dos temas apresentados, ligados a novas descobertas na área molecular de genética de plantas.

A Unipar foi representada pelas professoras Hélida Mara Magalhães e Silvia Hulse, a mestranda Edinara Maria Barbosa, as doutorandas Cristine Bonacina e Meire Ferrari, além da ex-aluna Tânia Ito. O grupo apresentou cinco trabalhos, entre eles, a pesquisa premiada na sessão banner, de autoria do mestrando Marcelo Antunes Davi.

A professora Silvia Hulse afirma que a pesquisa tem como foco o estudo da família de genes que é responsável pelo transporte de fósforo em plantas, visando identificar e caracterizar os genes envolvidos no transporte e assimilação do fósforo em laranja (citrus sinensis) e com isso melhorar a qualidade do fruto.

“Fizemos um trabalho inicial de mineração de dados nos bancos de dados genômicos e já identificamos e caracterizamos 22 genes dessa família em laranja. O próximo passo é estudar quais desses genes controlam o transporte de fósforo e estudar a função de cada um deles no transporte de fósforo. Pretendemos fazer uma análise de expressão gênica por PCR em tempo real em diferentes genótipos de laranja”, explica a pesquisadora, detalhando que o fósforo é um macrunutriente de vital importância para o crescimento e desenvolvimento vegetal, uma vez que ele faz parte da composição de várias moléculas energéticas envolvidas no metabolismo vegetal.

“Ao elucidarmos quais são os genes que efetivamente estão envolvidos no transporte e assimilação do fósforo, poderemos usar essas informações em estudos de melhoramento genético de citrus, com o intuito de melhorar a qualidade das nossas laranjas”, enfatiza a professora. A doutoranda Cristine Bonacina relata a importante experiência que adquiriu no Simpósio. “Foi uma oportunidade de obter conhecimentos que vão enriquecer ainda mais minha formação no doutorado”. A mestranda Edinara Maria Barbosa completa: “Além do conhecimento ao nosso trabalho, eventos como esse enriquece nosso saber sobre as inovações tecnológicas”.

Equipe da Unipar no Simpósio: Edinara, Hélida, Tânia, Silvia, Meire e Cristine (Foto: divulgação / Unipar)

Fonte:

Deixe seu comentário