Portal da Cidade Umuarama

Parceria garante suplemento alimentar para crianças em Umuarama

Publicado em 27/03/2017 às 06:15

Umuarama – Crianças de quatro meses a cinco anos de sete Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Umuarama estão recebendo um suplemento de vitaminas e minerais na alimentação servida na merenda escolar. O município integra a estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – o Programa NutriSus – graças a uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde).

A ação conjunta envolve a Prefeitura, o governo do Estado e o governo federal e visa o combate da anemia ferropriva (diminuição de glóbulos vermelhos do sangue, causa pela falta de ferro e outros nutrientes na alimentação diária). Uma em cada cinco crianças apresentam anemia, hoje no Brasil.

Por meio do programa, as crianças recebem um sachê com um grama de suplemento misturado à merenda, uma vez por dia, durante 60 refeições – no período aproximado de 90 dias. “Como o tratamento acontece em duas etapas, após quatro meses eles recebem a segunda dose da mesma maneira. Com isso, queremos ajudar as crianças a melhorar o desenvolvimento físico e intelectual, superando carências nutricionais que elas podem ter – já que muitas delas resistem ao consumo de frutas, legumes e verduras”, explicou a nutricionista Fabiana Tonon Laino, coordenadora de merenda escolar da Secretaria Municipal de Educação.

No CMEIs Professora Maria Yokohama Watanabe, no Conjunto Habitacional Verde Vale, a maioria das 168 crianças matriculadas vem recebendo o suplemento. “Os pais foram reunidos e orientados sobre o programa e os nutrientes foram adicionados à dieta das crianças mediante a autorização por escrito dos responsáveis”, informou a coordenadora Andrea Dias Lopes. O CMEI é um dos mais novos de Umuarama. Começou a funcionar em junho do ano passado e possui seis turmas em período integral e quatro parciais. 

A intenção da Secretaria de Educação é estender o programa todos os CMEIs no ano que vem. “Algumas crianças já tomam vitaminas e outros suplementos em casa, prescritos por médicos aos seus pais. Por isso, nem todas aderiram ao NutriSus”, emendou a coordenadora. Outra forma de prevenir a anemia é garantir uma alimentação adequada, “por isso é importante orientar os pais e promover a suplementação para aqueles que têm dificuldades em ingerir alimentos mais saudáveis”, completou a nutricionista.

Fonte:

Deixe seu comentário