Portal da Cidade Umuarama

Palestras levam educação sanitária a moradores do conjunto Sonho Meu

Publicado em 22/07/2017 às 06:01

Umuarama - A Secretaria de Habitação de Umuarama vem reunindo mensalmente as famílias do Conjunto Habitacional Sonho Meu – Fase 2 – para o trabalho técnico e social previsto no programa de implantação do bairro, junto ao governo federal. Os moradores são divididos em dois grupos e reunidos no teatro Centro Cultural Vera Schubert, sempre com temas voltados ao desenvolvimento pessoal, econômico e social das famílias. O tema deste mês foi educação sanitária.

Além das orientações, prestadas pela equipe da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde, os moradores participaram do sorteio de 300 kits de limpeza, com vassouras, pás, detergente, sabão em pó, desinfetantes e outros produtos. “Foram dois grupos de 227 famílias em cada, reunidos em dois dias, que receberam orientações sobre limpeza das casas, quintais, higiene pessoal e animais que podem ou não ser criados nas residências. A preocupação é com a qualidade de vida, a saúde de cada morador e também a boa convivência com os vizinhos, afinal aquele o novo bairro, o novo ambiente onde eles passaram a viver”, explicou o secretário da Habitação, Mauro Liutti.

As reuniões são mensais e devem acontecer até o final do ano, com participação obrigatória dos beneficiários. Eles são recebidos com brinquedos, algodão-doce e pipoca para as crianças e ao final das reuniões recebem um lanche. O trabalho social é custeado pelo governo federal, que libera os recursos junto com a verba para construção das moradias e da infraestrutura dos bairros.

Formatura

Na última segunda-feira (17) a segunda turma do curso de corte e costura em máquina reta e overloque ministrado no barracão comunitário do bairro chegou ao final do aprendizado, após quatro meses de treinamento. O curso é oferecido pelo município, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e das cerca de 20 alunas que iniciaram o treinamento, nove concluíram e receberam o certificado, entregue pelo secretário Mauro Liutti, e pela coordenadora do Senai, Sílvia Horwat Caetano.

Participaram da entrega, ainda, o representante da Secretaria de Indústria e Comércio, Rômulo Rauen, o diretor da Agência do Trabalhador, Clóvis Palozi, a presidente da Associação de Moradores do Sonho meu, Marcela Lopes Muniz e familiares das alunas. A coordenadora da Escola Municipal Cândido Portinari, Cristiane Fagotti, recebeu simbolicamente um conjunto de roupas infantis produzidas durante o curso. O lote de peças produzidas no aprendizado será distribuído às crianças do centro de educação infantil que funciona em conjunto com a escola.

Fonte:

Deixe seu comentário