Portal da Cidade Umuarama

Iniciada a campanha de vacinação contra a gripe em Umuarama

Publicado em 18/04/2017 às 07:03

Umuarama - Os postos de saúde de Umuarama iniciaram nesta segunda-feira (17) as imunizações da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que estarão disponíveis até 26 de maio. Conforme a enfermeira Laís Bonetti Rubini, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, neste ano incluídos no público-alvo os professores tanto da rede pública municipal e estadual quanto da rede privada e instituições de ensino superior.

A meta é vacinar cerca de 30 mil umuaramenses, mas com a inclusão dos professores o número pode ser ainda maior. O prefeito Celso Pozzobom alerta a população para não perder esta oportunidade. "É importante aproveitar a campanha e receber a imunização para evitar as complicações da gripe, principalmente nas pessoas com mais de 60 anos e naquelas que já têm a saúde debilitada. Nossa equipe está orientada para atender bem a todos que procurarem a vacina e estiverem no público-alvo", disse. Com 62 anos, o prefeito também deve receber a sua dose.

As vacinas contra o vírus da influenza estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), no horário normal de atendimento. Em todo o país foram disponibilizadas mais de 60 milhões de doses da vacina, contraindicada apenas para pessoas que estejam com febre ou que sejam alérgicas à proteína do ovo, utilizada na fabricação do medicamento – o número é 10% superior ao liberado no ano passado.

O público prioritário para receber a vacina engloba pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menos de 5 anos (até quatro anos, 11 meses e 29 dias na data da vacinação), gestantes em qualquer etapa da gestação, puérperas com até 45 dias após o nascimento do filho, trabalhadores da área de saúde (com comprovação de função) e doentes crônicos (mediante comprovação). Ainda indígenas, detentos, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

Estes são os grupos com maior risco de complicações devido à gripe – daí a recomendação para que sejam vacinados. “No caso dos professores, a vacina estará disponível exclusivamente aos que atuem em sala de aula – e não na área administrativa. Para isso, será solicitada uma declaração assinada e com carimbo do diretor da instituição de ensino”, explicou a enfermeira Laís Rubini. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde prepara, ainda, uma série de ações para o 'Dia D' da campanha contra a gripe, marcado para 13 de maio. Neste dia – um sábado – os postos de saúde vão funcionar o dia todo.

Saiba mais

A vacina ofertada no SUS protege contra três tipos de vírus da gripe, definidos a cada ano após análise da OMS (Organização Mundial de Saúde). Em geral, são variações do vírus A (H1N1), A (H3N2) e gripe B que mais circularam nos últimos meses. A proteção dura um ano. O objetivo é reduzir o número de hospitalizações e risco de mortes devido à gripe.

Dados do Ministério da Saúde apontam redução nos números da doença neste ano em relação ao ano passado, quando houve registro de casos fora do período esperado e predominância da circulação do vírus da gripe A (H1N1). Foram registrados em 2016 ao menos 12 mil casos, com 2.220 mortes em decorrência da gripe. Já neste ano, balanço até o dia 1º de abril aponta 276 casos registrados, com 48 mortes.

Fonte:

Deixe seu comentário