Portal da Cidade Umuarama

Farmácia da Partilha atende em média cem pessoas por dia em Umuarama

Publicado em 27/03/2017 às 07:29

Umuarama – A Farmácia da Partilha, projeto de extensão desenvolvido entre a Paróquia São Francisco de Assis de Umuarama e a Universidade Paranaense – Unipar, retornou às suas atividades no início deste mês; no projeto, estagiários do curso de Farmácia atendem pessoas de baixa renda, de toda a região.

Durante o ano de 2016 foram atendidas mais de 20 mil pacientes, em atividades de dispensação de medicamentos; este ano, o trabalho continua no mesmo ritmo: em média 100 pessoas por dia buscam medicamentos na Farmácia da Partilha. Com supervisão de farmacêuticos contratados pela Unipar e professores, os serviços oferecidos acontecem no espaço que pertence à Paróquia e a maior parte dos medicamentos que compõem o estoque é doada por pessoas da comunidade e clínicas médicas.

Segundo o coordenador, professor Nelton Correa, o projeto amplia o leque de atividades práticas do curso de Farmácia. “O projeto se propõe a prestar serviço à comunidade e, ao mesmo tempo, colocar os acadêmicos, durante o estágio, em contato com o público, favorecendo o exercício também do relacionamento humano com pessoas de diferentes idades e condições sociais”, afirma.

Ele diz que, seguindo essa premissa, as equipes de estagiários da Farmácia da Partilha também prestam informações sobre o uso correto de medicamentos e realizam serviços farmacêuticos, como glicemia capilar, verificação de pressão arterial, aplicação de injetáveis e inalação. Também fazem consultas farmacêuticas e acompanhamento farmacoterapêutico para pacientes portadores de doenças crônicas (hipertensos, diabéticos, hiperlipêmicos, entre outros) e participam de campanhas e eventos voltados à comunidade.

O professor Nelton avisa que, para que o paciente tenha acesso aos medicamentos, é necessário realizar um cadastro e apresentar a prescrição médica do SUS (Sistema Único de Saúde) ou da Prefeitura Municipal.

Endereço 

A Farmácia da Partilha está localizada na Rua Cambé, no salão Santa Clara da Igreja Matriz São Francisco de Assis; fica aberta para atendimento de segunda a sexta, das 08h às 11h30 e das 14h00 às 17h. Para mais informações ligue (44) 3621-2826.

Fonte:

Deixe seu comentário