Portal da Cidade Umuarama

Estudantes exercitam oratória e argumentação durante Júri Simulado

Publicado em 26/05/2017 às 07:45

Umuarama – Proporcionar a prática dos assuntos teóricos e instigar o censo crítico e o pensamento jurídico. Foi com esse objetivo que a o curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, realizou mais um júri popular simulado, atividade que, todos os anos, coloca em prática a argumentação dos acadêmicos diante de um julgamento.

No palco do Teatro Unipar, os protagonistas eram alunos das turmas de 1º ano, que tinham como desafio julgar o crime descrito no livro ‘O Assassinato de Júlio César’, do escritor Michael Parenti. Acadêmicos interpretaram réu, acusação, defesa e júri. O professor Luíz Irajá, titular da disciplina Teoria Geral do Direito Civil, presidiu a sessão.

A obra relata o polêmico homicídio do famoso imperador romano Júlio César, que executado sumariamente e sem julgamento justo. Considerado homem mais poderoso do mundo romano, o imperador foi vítima de uma conspiração da aristocracia que temia pela queda da república e a volta da monarquia após a adoção de medidas populistas de Júlio César.

O crime aconteceu no salão do Senado, onde os senadores o mataram com 23 golpes de adaga, sem saber que sua morte culminaria na volta do regime monárquico posteriormente. O evento já é considerado tradicional no curso de Direito, segundo Irajá. “Todos os anos esperamos que as novas turmas se empenhem em superar as turmas anteriores, na oratória e exposição das doutrinas”, explana o professor. 

De acordo com ele a atividade envolve muito domínio das teorias, capacidade de argumentação e oratória, resultando no engajamento dos alunos que buscam leituras complementares para se prepararem para o julgamento. Após debates e exposição de argumentos, o Conselho de Sentença, inocentou os réus por quatro votos a três. Demais acadêmicos que estavam na plateia, acompanharam atentos e fizeram um relatório sobre o caso.

Fonte:

Deixe seu comentário