Portal da Cidade Umuarama

Umuarama

Educador Eduardo Megda é o primeiro surdo a presidir a Assumu

Presidente foi ex-aluno da instituição de ensino e assume sabendo a fundo das necessidades dos surdos e deficientes auditivos

Publicado em 02/02/2023 às 11:08
Atualizado em

Eduardo Megda tem 39 anos e é formado em Pedagogia, Educação Física, Letras-Libras e tem pós-graduação em Educação Especial (Foto: Assumu)

Pela primeira vez desde a sua fundação, em 1974, um surdo assume a presidência da Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu). O educador Eduardo Megda tomou posse nesta quarta-feira (01). Por ser surdo e ex-aluno da instituição de ensino, ele assume sabendo a fundo das necessidades dos surdos e deficientes auditivos.

Orgulho

“Essa é uma grande conquista da comunidade surda em nossa região, pois finalmente, teremos um surdo, usuário de nossos serviços como presidente, como autoridade máxima de nossa instituição!! Obrigado a todos os pais e responsáveis que ajudaram a promover essa conquista!! A casa do surdo finalmente está nas mãos do surdo!!!”, destacou a Assumu em comunicado em suas redes sociais.

Eduardo Megda tem 39 anos e é formado em Pedagogia, Educação Física, Letras-Libras e tem pós-graduação em Educação Especial.

Assumu

A Assumu é uma entidade de caráter social sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, estadual e federal. Atende aos alunos de forma regular e também oferece, quando necessário, atendimento aos surdos que já frequentaram a entidade no período de escolarização.

Inclusão e autonomia

Ao longo de seus quase 49 anos, a associação tem beneficiado inúmeras pessoas com deficiência auditiva. Grande parte de seus ex-alunos estão inseridos no mercado de trabalho e no ensino superior, alguns já graduados e pós-graduados.

Serviço

A entidade fica na Rua Voluntários da Pátria, 2710, Jardim Tamoyo, e o telefone de contato é o (44) 3055-3843. Segundo IBGE, cerca de 9,7 milhões de pessoas no Brasil são surdas ou têm algum grau de deficiência auditiva.

Fonte:

Deixe seu comentário