Portal da Cidade Umuarama

Educação entrega uniformes para distribuição nas escolas municipais

Publicado em 10/08/2017 às 03:42

Umuarama - A Secretaria Municipal da Educação entregou, na manhã desta quinta-feira, 10, uniformes escolares para os diretores de 39 unidades escolares distribuírem aos 8.639 alunos da Rede Municipal de Ensino. Ao lado do prefeito Celso Pozzobom e do deputado estadual Fernando Scanavaca, a secretária Maria Clory Zanferrari informou que o valor investido pelo município foi de R$ 50 mil e as camisetas, com um novo padrão visual, serão entregues imediatamente para 22 escolas e 17 centros de educação infantil (CMEIs).

O prefeito Celso Pozzobom lembrou dos desafios que a secretaria enfrenta para oferecer uma educação de qualidade às crianças de Umuarama e justificou a demora na aquisição dos uniformes com as dificuldades financeiras encontradas no início do ano. “A educação é prioridade, mas quando assumimos a prefeitura havia uma demanda reprimida muito grande na área de saúde e tivemos que concentrar os esforços naquela área, o que acabou atrapalhando um pouco o nosso planejamento”, explicou.

Mas as medidas econômicas e administrativas adotadas pela equipe surtiram efeito e aos poucos o município foi recuperando a capacidade de investimento. “Conseguimos poupar muitos recursos enxugando o quadro de servidores comissionados, revendo alguns procedimentos e reestruturando diversos setores. Além disso, tivemos o apoio dos nossos representantes – em especial o deputado Scanavaca – que obtiveram recursos do Estado e da União e com isso reduzimos a demanda da saúde e conseguimos voltar a investir”, acrescentou o prefeito.

Como exemplo, Pozzobom citou a demanda da saúde – que tinha quase 30 mil consultas com especialistas acumuladas em janeiro e até agora, 7 meses depois, já foram atendidas quase 18 mil. Para a área educacional, o prefeito lembrou a contratação de uma empresa que fará reformas e adequações em diversos estabelecimentos e destacou também os esforços dos diretores, da Secretaria da Educação e das equipes escolares, para preparar as comemorações da Semana da Pátria. “Teremos uma festa muito bonita, com certeza”, disse. Outros avanços foram a regularização do transporte escolar e a melhoria da merenda servida nas escolas.

O deputado Scanavaca defendeu os investimentos na educação para formar bons cidadãos. “Apenas formando pessoas de bem nas escolas é que conseguiremos reduzir as estatísticas da violência”, disse, exemplificando que nos últimos anos Umuarama atingiu quase 70% do volume de Maringá, com adolescentes internados para medidas socioeducativas após a prática de delitos. “Toledo, que tem quase a mesma população de Umuarama, tem cerca de 50% do volume de menores que tem sido internados na Capital da Amizade por prática de crimes. Essa situação precisa mudar e a educação é nossa melhor possibilidade”, completou, defendendo a instalação de escolas de excelência e maiores investimentos sociais na educação das crianças.

Fonte:

Deixe seu comentário