Portal da Cidade Umuarama

Com apoio também em Umuarama, valorização da vida é tema do “Setembro Amarelo”

Publicado em 21/09/2017 às 06:01

Umuarama - A campanha “Setembro Amarelo” objetiva conscientizar a população sobre a reflexão, o debate e a prevenção do suicídio, alertando a sociedade a respeito desta realidade no Brasil e no mundo. Desde 2015, ela acontece sempre em setembro, por meio de identificação com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Ao longo do mês, o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) – da Secretaria Municipal da Saúde – vem envolvendo seus profissionais e estagiários em ações junto as Unidades Básicas de Saúde (UB|S), salas de espera de alguns equipamentos e a população em geral. No próximo dia 29, às 9h, haverá uma caminhada pela valorização da vida, com saída da Praça Miguel Rossafa e percurso pela Avenida Paraná, até a Praça Santos Dumont. Junto aos seus pacientes, familiares e a população, o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) realizará ações para conscientização e prevenção ao suicídio.

Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CCV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 deste mês o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas.

Pelos números oficiais, 32 brasileiros tiram a própria vida a cada dia – taxa bem superior às vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. “O suicídio é um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos podem ser prevenidos. Para isso, é necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta”, orienta Catia Faquinete, coordenadora de Saúde Mental junto à Secretaria Municipal de Saúde.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), como representante oficial da campanha “Setembro Amarelo” no Brasil, realiza parcerias institucionais e públicas, organiza as informações sobre as ações em todo o país e convoca a sociedade ao debate por meio da participação em eventos e pela imprensa.

Em Umuarama, mais informações e orientações podem ser obtidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros, no Pronto Atendimento Municipal (PA), localizado na Avenida Rio Branco, 4422; também no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo fone 192; no Serviço de Atendimento Psicológico (SAP), à Rua Nicanor dos Santos Silva, 4805; no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 4378; ou ainda no Centro de Valorização a Vida (CVV), pelo telefone 141.

Fonte:

Deixe seu comentário