Portal da Cidade Umuarama

trajetória

Pioneiro em programas de estágio, Ciee celebra 30 anos de atuação em Umuarama

Também são comemorados 53 anos de atuação no Paraná, auxiliando milhares de estudantes a ingressar no mercado de trabalho

Publicado em 14/08/2020 às 03:58
Atualizado em

Nova sede do Ciee Umuarama está localizada na Avenida São Pedro, próximo ao estádio municipal (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

Através da iniciativa de um grupo de educadores e empresários preocupados com o descompasso entre a formação profissional e a capacitação do estudante para ingressar no mercado de trabalho, no dia 14 de agosto de 1967 foi fundado o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (Ciee/PR), entidade comprometida com a inserção e qualificação de jovens para o mundo do trabalho. 

Desde 1967, mais de 1,5 milhão de estudantes passaram pelos programas do Ciee, ocupando hoje posições de destaque na magistratura, nos poderes legislativo e executivo, no empresariado, na sociedade paranaense em geral.

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná está presente em todo o Estado, com uma rede de 37 unidades operacionais. Possui dezenas de títulos municipais de Utilidade Pública, além de idêntico reconhecimento pelo governo estadual. Tem ainda registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente em mais de 100 municípios e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, em mais de 90 municípios.

Em Umuarama

Na Capital da Amizade, o Ciee iniciou suas atividades no dia 10 de outubro de 1990, onde, na época, foi instalado em parceria com a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) e prefeitura. A instituição funcionava em uma pequena sala localizada nas dependências da Aciu. Desde então, já ajudou a inserir no mercado de trabalho milhares de estudantes de universidades e colégios do município.

Atualmente são atendidos aproximadamente 300 jovens pelo programa de estágio e mais de 90 no programa de aprendizagem (menor aprendiz). Devido a pandemia os cursos Livres de Capacitação estão suspensos, mas no ano passado, foram aproximadamente 150 jovens atendidos em parceria com a Secretaria de Assistência Social, por meio dos cursos jovem e família em ação; empreendedorismo, negócios para internet e marketing digital.

Em janeiro deste ano o Ciee Umuarama ganhou uma nova sede. A entidade agora atende na Avenida São Pedro, 4698, Zona III, próximo ao Estádio Municipal Lúcio Pipino.


Fonte:

Deixe seu comentário