Portal da Cidade Umuarama

Assistência judiciária gratuita volta a atender em Umuarama

Publicado em 23/02/2017 às 07:38

Umuarama – Atendendo a população desde 1987, o projeto de extensão Serviço de Assistência Judiciária Gratuita – Sajug, desenvolvido pelo curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, já atendeu milhares de pessoas. No último ano, só em Umuarama, foram 3200 atendimentos, com participação de 100 estagiários.

O projeto, coordenado pelo professor Luiz Irajá, abre espaço para os acadêmicos do 3º ao 5º anos de Direito realizem estágio supervisionado, no qual prestam assistência judiciária à população de Umuarama e região que não tem condições de pagar advogado.

Atualmente, o Sajug é dividido em três núcleos: Cível, Penal e Trabalhista, condição que permite aos estagiários a oportunidade de praticar teorias em cada uma dessas áreas. “A rotina do Sajug os leva a recapitular e reforçar conhecimentos específicos e, o que é muito importante, também, a pensar sobre a escolha da área em que o acadêmico pretende seguir carreira”, diz o professor Irajá.

Segundo ele, a procura pelos serviços do projeto é muito grande, principalmente na área do Direito da Família e Criminal. “Os casos mais comuns que vêm até nós são divórcio, alimentos (sustento) e guarda de filhos menores; já na área Criminal é mais frequente termos casos como violência doméstica (agressão física, ameaças e ofensa moral) e casos de furtos ou roubos”, informa.

Os estagiários participam de todo o processo que envolve cada caso. Eles atendem e repassam informações aos clientes, elaboram as peças processuais, tudo sob orientação dos professores e advogados do projeto. Também acompanham o professor supervisor nas audiências, no fórum. “O momento mais esperado pelos estagiários é a defesa do cliente no Tribunal do Júri; eles disputam a vaga para acompanhar o advogado criminalista em plenário”, revela Irajá.

Respaldado no princípio da responsabilidade social, o Sajug leva seu leque de serviços também para fora dos domínios da Universidade Paranaense. São projetos de extrema importância, que fazem a diferença na sociedade.

Entre eles estão o ‘Assistência no Asilo’, que cuida de casos como a confecção de novo registro civil de nascimento, aposentadoria e interdição, no Lar São Vicente de Paulo; ‘Atendimento jurídico à Cadeia Pública Municipal’, onde o professor supervisor de estágio e alunos fazem o atendimento aos presos que não possuem condições de contratar advogados; e o ‘Assistência no Bairro’, que atende diretamente a comunidade no bairro. “Este projeto vêm gerando bons resultados, pois muitos se sentem acanhados em nos procurar no escritório do Sajug, porém, no próprio bairro, ele se sente seguro para comparecer e se expressar”, conta. 

Em novo endereço 

O Sajug está localizado agora em novo espaço; continua na avenida Rolândia, só que no prédio ao lado do Bloco de Direito. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Mais informações pelos telefones 3621-2839 ou 3621-2811.

Fonte:

Deixe seu comentário