Portal da Cidade Umuarama

Abertas inscrições para 40 vagas em curso de cuidador de idoso

Publicado em 31/05/2017 às 06:48

Umuarama – Foram abertas as inscrições para 40 vagas em curso técnico de cuidador de idosos. A capacitação é voltada para profissionais da saúde e pessoas que queiram aplicar os conhecimentos no cuidado dos próprios familiares ou até para conseguir emprego na área.

A profissão de cuidador de idoso foi aprovada em 2012, por meio do Projeto de Lei nº 284/2011. Com a regulamentação os profissionais podem atuar em cuidados domiciliares, em instituições de longa permanência especializadas em geriatria, como também em eventos sociais e culturais.

As aulas terão duração de 18 meses no período noturno de segunda a sexta-feira no Colégio Estadual Professora Hilda Trautwein Kamal, local da inscrição. Já o estágio será realizado no período matutino e vespertino. Mais informações pelo telefone (44) 3622-1556 ou na sede da unidade de ensino, localizada na Avenida Ipiranga, 4188.

A coordenadora do curso, a enfermeira Maísa Oliveira Santos, explica que o cronograma da qualificação inclui instruções de como ajudar, estimular ou realizar, atividades como higiene pessoal e bucal, alimentação e locomoção; cuidados com o vestuário, acessórios e aparência pessoal do idoso, além de desenvolver atividades de estímulo motor e cognitivo de acordo com orientações médicas.

Mas o ensino vai mais além, incluindo também o estímulo à comunicação, socialização, prática de exercícios e o lazer da pessoa na terceira idade. Acompanhar o paciente aos exames, consultas e tratamentos de saúde e estimular a autossuficiência dela também fazem parte do curso técnico.

Requisitos para inscrição:

Idade igual ou superior a 18 anos;
Cópia do histórico escolar do ensino fundamental e médio (2º grau);
Cópia dos documentos RG, CPF, Título de Eleitor, Reservista (homens);
Comprovante de renda familiar por pessoa (carteira trabalho ou contra cheque);
Cópia da fatura de energia (Copel).

Fonte:

Deixe seu comentário