Portal da Cidade Umuarama

Em alta voltagem

Venda de carros 100% elétricos cresce 53,6% em Umuarama em 2023

No comparativo do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2023, o crescimento já é de 72%

Publicado em 08/04/2024 às 18:06
Atualizado em

Em todo o Brasil, o aumento no trimestre, em relação ao mesmo período de 2023, foi de 145%, com 36.090 unidades vendidas (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

Já não é mais difícil encontrar pelas ruas de Umuarama os modelos de carro 100% elétrico. Os números da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (Abve), apontam que as vendas dos elétricos na Capital da Amizade seguiram os percentuais dos demais municípios do Brasil, que já demonstraram um mercado aquecido nos três primeiros meses deste ano e no comparativo entre 2022 e 2023.

Em todo o Brasil, o aumento no trimestre, em relação ao mesmo período de 2023, foi de 145%, com 36.090 unidades vendidas. No Paraná, seguindo a mesma métrica, a venda cresceu 123%. De janeiro a março deste ano foram comercializados 2.232 veículos leves eletrificados no Estado, enquanto no mesmo período do ano anterior houve 1.001 emplacamentos.

Já é possível encontrar em postos de combustíveis de Umuarama os carregadores para carros 100% elétricos

Segundo a Abve, ouvida pelo Portal da Cidade Umuarama, o aquecimento se dá em parte pelos anúncios de montadoras sobre o início da fabricação de carros eletrificados em território nacional, e esse movimento do mercado automobilístico dos carros tipo plug-in deve se intensificar durante este ano pelo que indica os números já revelados nestes três meses de 2024, divulgados aqui, nesta publicação.


Veja os veículos à venda no Portal da Cidade Umuarama


Umuarama exemplifica esse início de aceitação do carro elétrico, indicando que, realmente, as vendas destes veículos podem ser especiais em 2024. Em 2022 foram emplacados em Umuarama 28 veículos leves eletrificados e em 2023, o número foi de 43, o que indica uma evolução de 53,6% no comparativo entre os dois anos.

No momento, todos os modelos 100% elétricos, também conhecidos pela sigla BEV – “Veículo Elétrico a Bateria” – são importados. Mas, as chinesas BYD e GWM, além do grupo Stellantis – que mantém as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM – já anunciaram intenção de produzir no Brasil entre esse ano e o próximo.

De janeiro a março deste ano foram comercializados 2.232 veículos leves eletrificados no Estado

Na soma de vendas dos veículos elétricos a bateria” e dos PHEV – “Veículo Híbrido Plugável” – também chamados carros plug-in que precisam de recarga externa, ainda de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, de janeiro a março deste ano já foram comercializados 19 veículos em Umuarama, enquanto no mesmo período do ano anterior houve somente 8 emplacamentos.

Fonte:

Deixe seu comentário