Portal da Cidade Umuarama

Odisseia dançante

Professora do IFPR Umuarama lança livro infantojuvenil sobre flamenco

Lançamento ocorreu no Centro Cultural Vera Schubert e contou com a presença de agentes culturais, familiares e amigos

Publicado em 15/02/2024 às 11:56
Atualizado em

Professora Máriam Trier e o seu livro intitulado “A odisseia dançante de Zambra e Farruca” (Foto: IFPR)

A professora Máriam Trier, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Umuarama, lançou na última quarta-feira (7) no Centro Cultural Vera Schubert de Umuarama, um livro de literatura infantojuvenil com temática flamenca, intitulado “A odisseia dançante de Zambra e Farruca”. A obra também foi lançada em Londrina no último sábado (3), cidade da editora, a Eduel.

A organização e apoio cultural para o lançamento foi da Fundação Cultural de Umuarama e estavam presentes o chefe da Divisão de Ação Cultural, Rodrigo Pereira, o assessor especial da Fundação, Alessandro Salgado, a Secretária Municipal de Educação, Mauriza Lima, a ex-superintendente da Fundação, Edlainy Cavalcanti, os escritores Ângela Russi, Augusto Silva e Márcia Sá, entre outros agentes culturais, familiares e amigos. O momento ainda contou com uma alegre apresentação de dança do grupo Arte Flamenca.

Lançamento ocorreu no Centro Cultural Vera Schubert e contou com a presença de agentes culturais, familiares e amigos

Processo de criação

O processo de criação do livro foi longo, como conta a autora: “Desde 2010 participo de um projeto de pesquisa e extensão do IFPR Campus Umuarama sobre a produção e divulgação de literatura infantojuvenil na área de sustentabilidade com os professores Claudio Mangini, ilustrador, e Samuel Soares, revisor.

Sabendo disso, minha aluna de flamenco, Val Silva, me presenteou em 2016 com um livro infantil chamado “Pérola e a fada do flamenco”, da autora australiana Wendy Harmer e me propôs um desafio: escrever literatura sobre o flamenco, pois desconheço outra obra dessa natureza no mercado editorial brasileiro. A ideia ficou guardada e na pandemia pude desenvolver a história, que é repleta de símbolos flamencos que passam despercebidos pelas crianças, mas podem ser usados de forma didática para estudos teóricos sobre esta arte.”

O momento ainda contou com uma alegre apresentação de dança do grupo Arte Flamenca

A autora se refere ao nome das personagens, que são ritmos flamencos, e aos países que elas visitam, pois são culturas que formaram o flamenco ou que o difundiram. A escritora também insere elementos reais em cada aventura, como paisagens, relevos, animais, plantas e gastronomia de cada localidade, e um pouco de filosofia da arte e da dança.

“Enviei o manuscrito para avaliação da Editora da Universidade Estadual de Londrina, e foi aceito com a condição de ter ilustrações. Como não é da área de sustentabilidade, não entrou no nosso projeto do IFPR, então pedi ajuda à ilustradora Isadora Yepez, de São Paulo, que fez um belíssimo trabalho”, complementa Máriam.

A história

A aventura se passa pela visão de duas duendes espanholas, as irmãs gêmeas Zambra e Farruca. Após o aniversário de quinze anos, elas descobrem que são descendentes do lendário duende Folk, um ícone da dança. Por esse motivo, as irmãs precisam se aprimorar no baile e planejam uma viagem de um ano por diversos países dos cinco continentes. O que será que elas aprenderão?

O livro continua à venda diretamente com a autora até dia 18 de fevereiro por R$ 33. O contato poderá ser feito pelo Instagram. Após esta data, o livro será comercializado pela Editora Eduel por R$ 46.

Fonte:

Deixe seu comentário