Portal da Cidade Umuarama

Gratuitas

Fundação Cultural está com inscrições abertas para oficinas de canto e teatro

Três eventos marcam a retomada da programação cultural em Umuarama

Publicado em 24/01/2024 às 09:21

A oficina de teatro propõe a preparação do ator/atriz para o palco, trabalhando com diversos elementos das artes cênicas (Foto: Assessoria)

O ano de 2024 promete ser marcado por ainda mais atividades culturais em Umuarama, em um processo que vem sendo ampliado desde que a Secretaria Municipal de Cultura estabeleceu um novo plano de ação, em julho de 2023. E para iniciar os trabalhos, três oficinas já estão agendadas: de Canto Coral, de Teatro e Introdução à Leitura de Partituras no Canto Coral.

O secretário de Cultura, Vânio Cesar Pressinatte, destaca que as três atividades são gratuitas. “Começamos com a Oficina de Canto Coral, que está com inscrições abertas que vão até dia 2 de fevereiro. Os testes para novos integrantes serão realizadas nos dias dos ensaios de cada coral, que são três: O Infantil, para quem tem a partir de oito anos, a Cia Musical Schubert, para quem tem a partir de 14 anos, e o Coral Municipal, para quem tem a partir de 18 anos”, detalha.

Essas atividades musicais de canto e coral são coordenadas pelo maestro Marco Aurélio Tavares, que vai ministrar uma oficina gratuita para cantores, distribuída em dois dias no mês de fevereiro. “Introdução à Leitura de Partitura no Canto Coral tem como objetivo realizar exercícios de percepção melódica, harmônica e rítmica, proporcionando uma experiência prática vocal em conjunto. As inscrições devem ser feitas entre os dias 26 e 31 de janeiro neste formulário”, instrui o maestro.

As oficinas para Introdução à Leitura de Partitura será realizada nos dias 5 e 7 de fevereiro, das 19h às 21h no palco do teatro do Centro Cultural Vera Schubert. “Essas oficinas gratuitas são dirigidas preferencialmente para adolescentes e jovens já participantes em coros. Quem preferir pode fazer as inscrições pessoalmente na secretaria da Fundação Cultural”, instruiu Tavares.

Ele chama a atenção para o fato de que haverá apenas um único formulário para inscrição nas três oficinas (Coral Infantil, Cia Musical Schubert e Coral Municipal de Umuarama. “Os grupos se apresentam em eventos promovidos pela Fundação Cultural e pela Prefeitura, mas também atendem a convites que vêm de outras regiões. Em 2023, por exemplo, fomos ao V Encontro de Vozes em Missal, fizemos apresentações em vários municípios, além de estrearmos os espetáculos ‘A força do amor’, homenageando o Grupo Roupa Nova, e ‘No Ar’, com músicas de novelas e jingles’, resume Tavares.

Artes cênicas

A oficina de teatro propõe a preparação do ator/atriz para o palco, trabalhando com diversos elementos das artes cênicas que abrangem a interpretação, atuação, dicção, expressão corporal, expressão vocal, criatividade, reflexão, comunicação, concentração, autoconhecimento, além de diversos elementos ligados a atuação.

O diretor, autor e produtor Vinícius Guerra explica que as aulas têm como base a utilização de jogos teatrais para despertar nos alunos habilidades específicas da área teatral, assim formando-os para compor elencos de espetáculos apresentados posteriormente pelos grupos. “Os alunos passam pela preparação, direção e atuação de fato em espetáculos autorais, promovidos pela Fundação Cultural de Umuarama, e posteriormente de mostras e festivais de teatro em todo o Estado”, comenta, acrescentando que para todas as oficinas não é necessário ter experiência musical, porém o candidato precisa estar comprometido com ensaios e apresentações.

Formulários para inscrição

Introdução à Leitura de Partituras, clique aqui.

Oficina de Teatro, clique aqui.

Oficina de Canto Coral, clique aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário