Portal da Cidade Umuarama

Arte e Cultura

Fundação Cultural de Umuarama abre exposição internacional com artista plástico

A Fundação Cultural de Umuarama trouxe gratuitamente à população a exposição de arte “Ventos de Torres Garcia”, com o artista plástico Gabriel Bruzzone

Publicado em 29/02/2024 às 10:19

O vernissage aconteceu na noite de quarta-feira, 28, com apresentação de músicos da Banda Municipal 26 de Junho e presença da primeira-dama Dulce Barreiros Pozzobom (Foto: Assessoria)

Diretamente do Uruguai, a Fundação Cultural de Umuarama trouxe gratuitamente à população a exposição de arte “Ventos de Torres Garcia”, com o artista plástico Gabriel Bruzzone. O vernissage aconteceu na noite de quarta-feira, 28, com apresentação de músicos da Banda Municipal 26 de Junho e presença da primeira-dama Dulce Barreiros Pozzobom, representando o prefeito Celso Pozzobom (em viagem oficial à capital do Estado).

“Este é o primeiro vernissage internacional de vários que teremos em 2024, aqui no espaço de arte da Fundação Cultural”, afirmou o secretário em exercício da Cultura de Umuarama, Vânio Pressinatte, que prestigiou a abertura junto com a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso. Segundo ele, “a exposição foi montada com muito carinho para mexer com a sensibilidade dos visitantes”.

A mostra é gratuita e aberta a todas as faixas de público. As obras permanecerão expostas até 15 de março no Centro Cultural Vera Schubert. O artista plástico Bruzzone é um representante da Escola do Sul, um dos movimentos artísticos mais importantes da América do Sul e que até hoje deixa suas marcas no Uruguai.

A Escola do Sul foi fundada pelo maestro Torres García, que trouxe a roupagem da estética das vanguardas modernas europeias, aliada à arte dos povos pré-colombianos. Bruzzone nasceu em Montevidéu, onde teve sua formação escolar e conheceu um dos professores que o inspiraram na arte, Pepe Montes, discípulo de Augusto Torres e ex-aluno de Joaquín Torres García.

Na carreira, o artista passou por diferentes períodos e hoje se dedica especialmente à paisagem, às paisagens construídas, com presença importante da cor dentro da concepção do tom. Realiza também esculturas e altos-relevos em madeira, com técnicas de montagem que levam o público ao mundo mágico e primitivo da arte.

Leitura Infantil

Por outro lado, a Biblioteca Municipal Rocha Pombo está convidando a criançada de dois a oito anos para conhecer o ‘Espaço Kids’ e participar de projetos ligados a contação de estórias. Não é preciso fazer inscrições, basta comparecer à Biblioteca, que fica no segundo andar da Fundação Cultural (Av. Rio Branco n° 3633, Centro Cívico, ao lado da Prefeitura), toda terça-feira das 9h às 10h e das 15h às 16h. Contatos e informações pelo fone (44) 3621-4112.

Fonte:

Deixe seu comentário