Portal da Cidade Umuarama

Literatura

Dez anos da coleção "Vira a Página" serão comemorados com lançamento de EBook

Após superar um câncer em 2006, a escritora Ângela Russi resolveu escrever os livros para crianças também acometidas pela doença

Publicado em 21/08/2019 às 06:44
Atualizado em

A coleção de livros “Vira a Página”, da escritora Ângela Russi, completou dez anos no último dia 30 de maio (Foto: Arquivo pessoal)

A coleção de livros “Vira a Página”, responsável por consolidar em definitivo a carreira da umuaramense Ângela Russi como escritora, completa dez anos e de forma especial com o lançamento de um EBook. Além de contar com os livros digitais da coleção, o público poderá participar do evento de lançamento, nesta quarta-feira (21), às 20h, no Centro Cultural Vera Schubert, onde a escritora contará um pouco da história da coleção, que também será descrita em vídeo.

A coleção de livros “Vira a Página” completou dez anos no último dia 30 de maio, e se baseia, inicialmente, em história de superação da escritora. Após superar um câncer em 2006, Ângela Russi resolveu escrever os livros para crianças também acometidas pela doença, demonstrando que a cura pode ser acompanhada de esperança, carinho e fantasia, superando as dores que o tratamento impõe ao paciente.

Apesar dos anos, Ângela lembra o momento em que decidiu escrever a coleção, que em ordem, é composta pelos livros “Químio, o Caçador”, “Árvore Careca”, “Vitória Régia”, “Anjo Querubim” e “Eu no espelho”. “Quando estava em tratamento fui encaminhada para a ala das crianças, pela lotação, e lá tive o desejo de desenvolver uma literatura infantil que as levasse a entender de forma lúdica o motivo de estarem ali”, descreve a escritora.

A princípio a coleção que tinha apenas como intenção a sua distribuição em hospitais, ganhou o mercado literário com sua linguagem metafórica e conquistou prêmio quando transformada em peça teatral. “Químio, o Caçador é o herói que procura e destroem as células doentes, o Anjo Querubim reflete a equipe médica e assim a coleção ganhou destaque e até hoje recebo o depoimento de muitas mães de que seus filhos aceitam o tratamento por causa das histórias.

A escritora faz questão de agradecer o braço do Rotary International em Umuarama, que abraçou a ideia e ajudou na publicação da coleção, lançada durante uma convenção do clube de voluntariados em Maringá com a presença da médica Zilda Arns Neumann, fundadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Zilda morreu no dia 12 de janeiro de 2010 durante terremoto no Haiti, se tornando símbolo de ações para a transformação social.

Após produzir textos para colunas de jornais e sites de Umuarama, e de lançar o livro Papel Machê – coletânea de 68 crônicas –, a escrito se dedica à coordenação da Biblioteca Itinerante – Caminhos da Sabedoria. O projeto existe desde 2011 e tem como objetivo estimular o hábito da leitura em crianças da rede municipal de ensino. Além dos livros, oferece atividades lúdicas, como: teatro, música e recreações.

Serviço

Lançamento Ebook coleção “Vira a Página”
Data: 21/08/2019 
Local: Centro Cultural Vera Schubert 
Entrada: um quilo de alimento não perecível 
Horário: às 20h

Fonte:

Deixe seu comentário