Portal da Cidade Umuarama

64 anos

Curta-metragem e roda de conversa relembram histórias de Mário Oncken

O vídeo faz parte da minissérie "Eu Amo Umuarama" produzida especialmente para o aniversário da cidade

Postado em 13/06/2019 às 08:27 |

Pioneiros e familiares do homenageados estiveram presentes na exibição do curta-metragem (Foto: Tiago Boeing / PMU)

A minissérie “Eu amo Umuarama”, concebida pela Secretaria Municipal de Comunicação para resgatar fatos e histórias de personalidades de Umuarama, teve mais um capítulo na noite da última segunda-feira, 10, com a homenagem ao cartorário e esportista Mário Oncken – que deu nome a um ginásio de esportes ao lado da principal praça esportiva de Umuarama. O momento reuniu pioneiros, familiares do homenageado e pessoas que participaram da infância da Capital da Amizade, que está completando 64 anos de fundação neste mês de junho.

A noite começou com a exibição de um curta-metragem produzido pela Secretaria de Comunicação especialmente para a roda de conversa que se seguiu, aberta pelo prefeito Celso Pozzobom. O vídeo e a palavra aberta para os participantes partilharem suas histórias de vida e falarem da relação com o esportista, objetivam perpetuar a memória de ícones que deram nome a praças, colégio, ao Centro Cultural e a outros logradouros públicos. 

“Cada um dos pioneiros e familiares tem as suas lembranças e histórias. Eu também tenho as minhas, porque cheguei bem cedo a Umuarama. É muito bom se reunir com essas lideranças, pioneiros, personagens da vida política e cultural de Umuarama, e relembrar momentos importantes ou pitorescos que ajuda a contar a história de nossa cidade”, comentou o prefeito Celso Pozzobom. Ele agradeceu a presença de todos, especialmente da filha de Mário Oncken, Anecy – hoje com 66 anos. 

“Não queremos que essas histórias caiam no esquecimento. Resgatando esses momentos, contados por pessoas que viveram aqueles momentos, faremos com que essas memórias sejam perpetuadas e as origens de Umuarama jamais sejam esquecidas”, disse o prefeito. “Conheci Mário Oncken, convivi muito com seu filho Renato, e tenho consciência da importância do esporte na vida das pessoas. Por isso, investimos bastante em melhorias nas nossas praças esportivas – inclusive trocamos toda a iluminação do Ginásio Amário Vieira da Costa e vem muita coisa boa aí pela frente”, completou Pozzobom. 

Anecy Oncken relembrou fatos de sua vida, a ótima relação que tinha com o pai, cidades onde viveu e a decisão de voltar para Umuarama após a aposentadoria como professora. Ela agradeceu o convite para a homenagem e disse ser uma “honra” ter um ginásio de esportes com o nome do pai. “Quando passo aqui na frente com meu neto ele se alegra em saber que o ginásio de esportes homenageia o bisavô, um personagem marcante da história esportiva de Umuarama, um ótimo pai e um cidadão exemplar”, resumiu. 

O chefe de divisão da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Rômulo Rauen, o ex-jogador do Umuarama Futebol Clube, Alonso, e o pioneiro e amigo Manoel de Jesus Freitas também contaram histórias do homenageado. “No mês do aniversário traremos outras personagens da cidade, gente que viveu aquela época com essas lideranças, familiares, amigos, pessoas que têm algo a contar sobre o início desta maravilhosa cidade”, destacou a secretária de Comunicação, Letícia Macedo D’Ávila Correa. 

A próxima roda de conversa será no domingo, as 17h, na sala de embarque do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho, com o curta-metragem sobre um dos primeiros pilotos da cidade, comerciante influente e homenageado que empresta o nome ao aeródromo. 

 

Fonte:

Deixe seu comentário

Mais Lidas