Emocionante
CMEI homenageia escritora Ângela Russi e celebra legado da Biblioteca Itinerante
A iniciativa integra a mostra de trabalhos desenvolvidos pelos alunos em comemoração aos 71 anos do município
Publicado em
25/06/2026 às 14:57
Atualizado em
O Centro Municipal de Educação Infantil CMEI Cora Coralina promoveu uma homenagem especial à professora e escritora Ângela Russi, reconhecendo sua contribuição para o incentivo à leitura e à literatura infantil em Umuarama. A iniciativa integra a mostra de trabalhos desenvolvidos pelos alunos em comemoração aos 71 anos do município, com o tema “A Leitura Viaja por Umuarama”.
No projeto, as crianças conheceram a trajetória da Biblioteca Itinerante, idealizada por Ângela Russi e considerada um marco na democratização do acesso aos livros e na formação de leitores em diversas gerações de umuaramenses. Na homenagem, a comunidade escolar entregou um livro que registra a história do projeto e sua contribuição para a educação e a cultura local.
A exposição reuniu produções elaboradas pelos estudantes, retratando momentos importantes da Biblioteca Itinerante e destacando o papel da leitura no desenvolvimento infantil. Os trabalhos evidenciaram criatividade, imaginação e o encantamento proporcionado pelo universo dos livros.
A mostra também ressaltou a importância de José Grandi Russi, o Palha Roxa, pai de Ângela Russi, cuja trajetória inspirou sua dedicação à educação, à cultura e à literatura.
“Além de resgatar uma importante página da história educacional do município, a ação reafirmou o compromisso da instituição com a valorização da leitura e das pessoas que dedicam suas vidas à formação das novas gerações, mostrando o poder transformador dos livros na construção do conhecimento e da cidadania”, destacou a secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira.
Desenvolvido por toda a equipe docente do CMEI Cora Coralina, o projeto envolveu pesquisa, planejamento e atividades pedagógicas voltadas à valorização da história local. Sob a direção de Thaila Goveia e a coordenação pedagógica de Camila Ferreira, a iniciativa fortaleceu o vínculo das crianças com a literatura e com a memória cultural de Umuarama.
Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Exposição resgata memória de mulheres que ajudaram a construir a história de Umuarama
27/06/2026 às 14:22
Multidão curte show de Marcos & Belutti, ponto alto das comemorações do 71º aniversário
27/06/2026 às 10:55
Escolas e CMEIs de Umuarama renovam suas bibliotecas com quase 7 mil novos livros
23/06/2026 às 16:35
ACEU promove tradicional Yakisoba em sistema drive-thru no dia 5 de julho
23/06/2026 às 15:55
3ª Conferência Municipal de Cultura ocorre na próxima segunda-feira em Umuarama
23/06/2026 às 11:42
Centro Cultural de Umuarama recebe a essência gaúcha acústica no dia 1º de julho
20/06/2026 às 15:20