Portal da Cidade Umuarama

Cidadania

Unipar prepara equipes que vão atuar no projeto ‘Justiça no Campo’

Instituição é parceira do programa de responsabilidade social que oferece serviços de cidadania para a população de baixa renda

Publicado em 14/02/2019 às 01:21

A desembargadora Joeci Machado Camargo virá de Curitiba para supervisionar os trabalhos, em Umuarama (Foto: Unipar)

Umuarama vai sediar no dia 6 de abril o ‘Justiça no Campo’, um programa parceiro do ‘Justiça no Bairro’, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Com a presença da desembargadora Joeci Machado Camargo, que virá de Curitiba para supervisionar a ação, o objetivo é atender cidadãos economicamente vulneráveis dos municípios de Entre-Rios (Amerios). 

A Universidade Paranaense é parceira do TJPR na iniciativa. Além de ceder as instalações para o desenvolvimento dos trabalhos – o ginásio de esportes do Câmpus Tiradentes – a Unipar está preparando uma grande equipe para colaborar. Serão escalados estudantes e professores do curso de Direito e profissionais do DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação. 

O objetivo deste mutirão, que tem também a parceria do Sistema Fecomércio – Sesc Cidadão, prefeituras da Amerios, Sociedade Rural, Emater, Núcleo Regional da Seab, Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e outros órgãos governamentais, é favorecer a conciliação por meio de audiências prévias em inúmeras áreas do direito, possibilitando a resolução com a expedição imediata dos documentos. 

O programa acolhe a demanda reprimida consensual, possibilitando orientação e pronto atendimento nas áreas Cível [curatela], Família [divórcio, alimentos, guarda, regulamentação de visitas, reconhecimento e/ou averiguação de paternidade/maternidade, reconhecimento e dissolução de união estável, restabelecimento de sociedade conjugal, tutela e alvarás - levantamento de valor pós-morte] e de Registros Públicos [retificação de registro civil e outros]. A pauta também inclui a emissão de RG [carteira de identidade]. Todos os serviços são gratuitos, exceto o exame de DNA (valor a partir de R$ 220,00). 

Para ter acesso ao programa, o público interessado deverá levar comprovante de renda, já que alguns serviços somente serão disponibilizados à população com renda máxima de até três salários mínimos por pessoa, comprovante de endereço e documentação pessoal, que é específica para cada serviço pretendido, inclusive certidão de nascimento/casamento.

Fonte:

Deixe seu comentário