Portal da Cidade Umuarama

Revitalização

Umuarama renova paisagismo em logradouros públicos com plantio de 18 mil flores

As equipes retiraram plantas antigas, cujo ciclo de vida já está finalizado, renovaram o solo com os insumos necessários e estão plantando as novas mudas

Publicado em 27/03/2023 às 15:30
Atualizado em

A espécie SunPatiens foi mantida devido ao seu colorido variado – são pelo menos nove tons diferentes – e também à característica de resistir bem ao sol pleno, com sistema de irrigação por gotejamento (Foto: Assessoria)

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está renovando o paisagismo nas praças, canteiros e demais logradouros públicos com a substituição de milhares de flores, cujo colorido tornou-se um atrativo a mais para a cidade. As equipes retiraram plantas antigas, cujo ciclo de vida já está finalizado, renovaram o solo com os insumos necessários e estão plantando 18 mil novas mudas. Elas devem atingir o ápice da florada no mês do aniversário da cidade.

A espécie SunPatiens foi mantida devido ao seu colorido variado – são pelo menos nove tons diferentes – e também à característica de resistir bem ao sol pleno, com sistema de irrigação por gotejamento. O investimento é de aproximadamente R$ 26 mil em recursos próprios.

“Compramos as mudas pequenas. Elas são cultivadas na estufa da Prefeitura até atingirem o tamanho ideal para o transplante, no período mais adequado. Umuarama estará bem florida para as comemorações dos 68 anos de fundação no mês de junho. Com o devido cuidado teremos flores vistosas até o final de setembro, ou início de outubro, quando será necessário uma nova substituição já visando o natal”, explicou o secretário Rubens Sampaio.

Para ampliar ainda mais o paisagismo, a Secretaria do Meio Ambiente atendeu a um pedido do prefeito Hermes Pimentel e implantou mais dois pontos de flores. O gramado nos fundos da Prefeitura (rua Desembargador Lauro Lopes) ganhou a inscrição ‘Capital da Amizade’ e na Praça Portugal foi implantado mural com a palavra ‘Bike’ também decorada com flores. “As flores embelezam a cidade, que fica mais agradável e atrativa aos visitantes. A população aprova e até cobra esse investimento”, lembrou o prefeito.

A chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, explica que a renovação das plantas já atingiu cerca de 60% nas praças e logradouros públicos. O plantio já foi concluído nas praças Brasília, Hênio Romagnolli, Portugal, Miguel Rossafa e na Prefeitura.

“Os próximos pontos são o Lago Aratimbó e a Praça Arthur Thomas. Também vamos plantar cerca de 3 mil mudas de cambará rasteiro (um tipo de gramínea colorida) de três cores diferentes na avenida Paraná, que ganhará um aspecto diferenciado”, completou Fernanda.

Fonte:

Deixe seu comentário