Portal da Cidade Umuarama

Segunda etapa

Proposta de parque ecológico pretende sepultar problemas do antigo poliesportivo

Local ganhará pista para caminhada, quadra, parque, mirante, arborização e outras benfeitorias

Publicado em 13/02/2020 às 04:14

O projeto tem um cuidado especial para que a instabilidade do solo não volte a trazer a ameaça da erosão (Foto: Divulgação)

O antigo complexo poliesportivo da avenida Parigot de Souza, que está dando lugar a uma nova área de lazer e contemplação da natureza, teve mais uma etapa iniciada pela prefeitura de Umuarama no último final de semana. Mais um trecho, de aproximadamente 6 mil m², está recebendo terraplenagem e em breve plantio de grama.

Após a conclusão deste setor, restará apenas a área das antigas arquibancadas. “Estamos removendo a vegetação exótica e adequando a curvatura do aterro para em seguida entrar com a grama. Nos próximos meses as arquibancadas serão demolidas e o entulho retirado para reaproveitamento, enquanto as máquinas vão concluir a terraplenagem”, explicou o secretário municipal de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti. 

O prefeito Celso Pozzobom está acompanhando diariamente o avanço do trabalho. Segundo ele, o espaço que era um enorme problema para a cidade em breve dará lugar ao um novo parque ecológico e de lazer, construído com recursos e equipe própria. Nesta etapa, o serviço está sendo realizado na face voltada para a Parigot de Souza. 

O projeto tem um cuidado especial para que a instabilidade do solo não volte a trazer a ameaça da erosão. “Não queremos esse pesadelo nunca mais. A Prefeitura mantém cuidado constante com a manutenção das galerias pluviais que cortam a região e a implantação do parque vai estabilizar o solo. Estamos nivelando os aterros, deixando a terra se compactar com o tempo e o plantio imediato de grama após cada etapa ajuda a preservar o solo”, explicou o prefeito. 

O parque terá pequenas construções, como pistas de caminhada e bicicleta, quadras esportivas a céu aberto, parque infantil, um parque especial para animais de estimação, mirante, muitas árvores, estacionamento arborizado para dezenas de veículos, calçamento ecológico e uma área coberta para realização de eventos. 

“Sem correria, com um investimento modesto e todo cuidado, daremos à população um ótimo local para passar horas de lazer, diversão e atividades físicas”, acrescentou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, durante a realização da etapa anterior. O ritmo é intenso, mas como é necessária grande movimentação de terra, o secretário não estimou previsão para conclusão.


Fonte:

Deixe seu comentário