Portal da Cidade Umuarama

Parceria

Projeto Visão do Futuro leva óculos a centenas de alunos da rede municipal

Ao todo foram avaliados 4.235 alunos, dos quais 495 foram encaminhados para consulta mais aprofundada e cerca de 300 receberam óculos

Publicado em 07/12/2019 às 07:19
Atualizado em

Os diagnósticos foram concluídos no final do mês passado (Foto: Divulgação)

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Rotary Club Despertar, a Prefeitura de Umuarama e Secretaria de Saúde realizaram o projeto “Visão do Futuro” para atender alunos que apresentam baixa acuidade visual, a partir de triagem realizada nas escolas municipais. Todas as crianças do 1º ao 5º ano foram avaliadas pela equipe da saúde, que realizou o teste de visão e detectou alunos que precisavam dos óculos para melhorar a visão.

O Rotary Club Despertar agendou as consultas com médico oftalmologista, que atendeu aos alunos nos dias 26, 27 e 28 de setembro e muitos foram diagnosticados com baixa visão. “No final de novembro, dia 30, concluímos os trabalhos dessa importante parceria com a entrega de óculos para os alunos que assim necessitavam e isso ocorreu graças à parceria firmada pelo Rotary Club Despertar com a Ótica Diniz e a Associação Paranaense de Oftalmologia”, explicou a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.

Ao todo foram avaliados 4.235 alunos, dos quais 495 foram encaminhados para consulta mais aprofundada e cerca de 300 receberam óculos. A entrega aconteceu no Rotary Club Umuarama, com a presença do prefeito Celso Luiz Pozzobom, da secretária Mauriza Lima, do presidente do Rotary Clube de Umuarama Despertar, Elizeu; Silvio Sakamoto; o presidente do projeto, Rodrigo Salvador Dias de Lima; Dr. Arthur Schaefer, da Associação Paranaense de Oftalmologia (APO); o Sr. Andrei, dono da franquia da Óticas Diniz; e representante do Laboratório de Lentes Zeiss.

“Nossos agradecimentos especiais aos idealizadores do projeto, Maurício de Souza e o Dr. Jorge Hitochi Kumagai, que também atuou como oftalmologista e atendeu sozinho às 495 crianças, com apoio da equipe de sua clínica. Agradecemos ao diretor da Atenção Primária, Elizeu Ampessan, e a toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que realizou a avaliação da acuidade visual nos alunos nas instituições municipais de ensino”, acrescentou Mauriza Lima.

Em todas as etapas do projeto a equipe da Secretaria Municipal de Educação orientou os gestores escolares e toda a comunidade envolvida e deu apoio à equipe do Rotary em todos os momentos. “Tivemos ainda a presença do cartunista Marcos Vaz, que doou todos os gibis e livros que as crianças receberam junto com os óculos”, finalizou Mauriza.

Escolas atendidas

Escola Municipal Ouro Branco

Escola Municipal Prof. Analides de Oliveira Caruso

Escola Municipal Manoel Bandeira

Escola Municipal São Francisco de Assis

Escola Municipal Sebastião de Matos

Escola Municipal Cândido Portinari

Escola Municipal Vinícius de Morais

Escola Municipal Paulo Freire

Escola Municipal São Cristóvão

Escola Municipal Angelo Moreira da Fonseca

Escola Municipal Jardim União

Escola Papa Pio XII

Escola Serra dos Dourados

Escola Municipal Senador Souza Naves

Escola Municipal José de Anchieta

Escola Municipal Tempo Integral

Escola Municipal Evangélica


Fonte:

Deixe seu comentário