Portal da Cidade Umuarama

Reformulação

Prefeitura de Umuarama disponibiliza site mais ágil e completo ao contribuinte

Novo portal oferece uma ampla gama de serviços à população com mais rapidez, confiabilidade e facilidade de acesso

Postado em 14/01/2020 às 06:58 |

Visual mais leve e agradável permite, com conteúdos bem distribuídos, acesso aos mais variados serviços em poucos cliques (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Umuarama reformulou o site do município e desde dezembro de 2019 o novo portal oferece uma ampla gama de serviços à população com mais rapidez, confiabilidade e facilidade de acesso. Quem visita hoje o endereço www.umuarama.pr.gov.br se depara com um visual mais leve e agradável, com conteúdos bem distribuídos, e pode acessar os mais variados serviços com poucos cliques.

Um dos objetivos da mudança foi facilitar a vida do contribuinte. “O site é resultado de um amplo estudo sobre as necessidades da população, desenvolvido ao longo de 2019, que resultou em uma série de mudanças estruturais. Os serviços mais procurados agora estão facilmente acessíveis, tanto para o cidadão quanto para as empresas. Os menus ficaram mais claros e objetivos”, explica a secretária municipal de Comunicação Social, Letícia Macedo D’ávila Correa. 

Sob a coordenação da Secretaria de Comunicação Social, com o acompanhamento do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) da Prefeitura, a empresa Win Site! Sistemas executou o projeto e implantou o novo sistema. Os conteúdos do antigo site migraram para o novo, preservando o grande banco de dados da Prefeitura – incluindo as informações de gestões anteriores. 

Além do conteúdo informativo (com milhares de textos, fotos e vídeos), o usuário pode acessar a legislação municipal (leis, portarias e decretos), acompanhar as realizações administrativas por meio do Portal da Transparência e ficar por dentro de tudo que acontece na Prefeitura. “Este site era uma necessidade e agora é uma realidade. O cidadão pode acessar muitos serviços sem ter de se deslocar até a Prefeitura, gerindo melhor o seu tempo. A população de Umuarama merecia um produto com esta qualidade no serviço público”, avaliou o prefeito Celso Pozzobom. 

Serviços 

Na página principal, os serviços estão divididos em blocos para facilitar o acesso. No campo “Umuarama” o visitante tem um histórico completo sobre a cidade, com perfil, meio ambiente, galeria de prefeitos, símbolos, fundação, imigração, feriados, a cidade em dados, atrações turísticas e até papéis de parede para computador. 

No campo “Secretarias” é possível conhecer toda a estrutura administrativa do município, os secretários municipais, equipes, informações sobre serviços prestados e o titular de cada pasta. Também há campos específicos para o cidadão, a empresa, o turista e o servidor municipal, todos com links dos serviços prestados. 

Notícias 

A página principal traz ainda notícias com fotos sobre as principais ações da administração, atualizadas diariamente, agenda municipal, transmissão ao vivo das licitações, mais facilidade para acesso à Transparência Municipal e o 156 on-line, para registrar as reclamações da população, além do Mapa de Serviços, Mapa do Turismo, links úteis, links rápidos e os canais oficiais do município nas redes sociais. 

“Ficou muito mais rápido e fácil navegar pelo site da Prefeitura. E se tiver dificuldade, o visitante pode registrar suas dúvidas que elas serão prontamente esclarecidas pela equipe da Secretaria de Comunicação”, completou Letícia. 

Melhor acesso 

O site segue a premissa de garantir à população acesso facilitado aos serviços públicos. “Era um investimento necessário porque o contribuinte vinha tendo muita dificuldade com o site antigo. Tivemos problemas e, conforme o acesso digital vai aumentando entre a população, o portal foi sobrecarregando ao ponto de ‘travar’ em muitos momentos. Estamos realizando os últimos ajustes no novo site, mas agora a população pode acessar os serviços com mais agilidade, tanto pelo computador quanto pelo smartphone, tablet e outras plataformas”, acrescentou o chefe da Divisão de Tecnologia e Informação, Rafael Moretto Barros.

Fonte:

Deixe seu comentário

Mais Lidas