Portal da Cidade Umuarama

Atravessa gerações

Há mais de 30 anos no mesmo endereço, Lanche do Tenente é tradição em Umuarama

O umuaramense é conhecido por vender uma esfirra que acompanha um molho especial com sua receita única

Publicado em 25/06/2024 às 13:23
Atualizado em

Pedro Chagas Júnior, mais conhecido como ‘Tenente do Estadual’, e sua esposa, Nice Tolotti, comandam o Lanche do Tenente há mais de 30 anos (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

Ele é conhecido por vender uma esfirra que acompanha um molho especial e atravessa gerações em Umuarama. Há mais de três décadas, Pedro Chagas Júnior, de 60 anos, o ‘Tenente do Estadual’, e sua esposa, Nice Tolotti, de 58 anos, comandam o Lanche do Tenente, localizado na rua Ministro Oliveira Salazar, em frente ao Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho (CEPPAT).

Nesta quarta-feira (26), dia em que Umuarama comemora 69 anos, o Lanche do Tenente também celebra 33 anos de história na Capital da Amizade. Pedro, que é umuaramense, cresceu no terreno onde funciona a lanchonete.

Pedro Chagas Júnior - Tenente do Estadual

Lembranças

Passei toda a minha infância e adolescência aqui. Estudei neste colégio, que na época era o Isa Mesquita e tenho muitas memórias deste lugar. Depois, fui para o Pará, trabalhava como garapeiro e conheci a Nice, que já era do ramo da gastronomia. Decidimos juntar as nossas coisas, que cabiam em duas caixas de papelão, e viemos para Umuarama.

Pedro Chagas Júnior - Tenente do Estadual

 

Mesmo com pouco recurso financeiro na época, o casal resolveu abrir a lanchonete, que inicialmente chamava Chagas Lanches. Aos poucos, o lugar foi ganhando clientes, que eram principalmente alunos do Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho (CEPPAT).


 

Pedro Chagas Júnior - Tenente do Estadual

A origem do nome

Com o passar dos anos, todo mundo falava ‘vou passar lá no Lanche do Tenente’ e automaticamente o Chagas Lanches desapareceu, foi esquecido. Pintamos a fachada e mudamos o nome para Lanche do Tenente, já que todo mundo me conhecia por esse apelido.

Pedro Chagas Júnior - Tenente do Estadual

Pedro ganhou o apelido de ‘Tenente’ quando ainda morava no Pará. A região sul do Estado conta com a base aérea militar da Serra do Cachimbo e o umuaramense tinha o cabelo bem cortado, com isso, os colegas o confundiam com um Tenente. 

O expediente no Lanche do Tenente começa ainda na madrugada, por volta das 3h. Pedro e Nice são os responsáveis por toda a produção, que é feita diariamente na pequena cozinha da lanchonete. Tudo fica pronto até às 7h, quando os primeiros alunos do CEPPAT chegam para estudar. Antes de entrarem na sala de aula, muitos passam na lanchonete para comer a esfirra com o molho especial. 

Mais tarde, às 9h30, no intervalo dos alunos do CEPPAT, a procura pelo Lanche do Tenente é grande e o umuaremense arrumou um jeito criativo para atender os estudantes de forma segura. 

Pedro Chagas Júnior - Tenente do Estadual

Na hora do lanche

Com uma estrutura metálica, eu monto uma espécie de barraca no lado de fora do colégio e pelo muro consigo atender os alunos do sexto ao terceiro ano. Antes disso, muitos estudantes até pulavam o muro para comer a esfirra.

Pedro Chagas Júnior - Tenente do Estadual

Durante a tarde, o expediente segue até o final do dia no Lanche do Tenente. A maioria dos clientes neste período são ex-alunos do CEPPAT. Além das famosas esfirras, a lanchonete ainda comercializa doces, salgadinhos, sucos naturais e refrigerantes. A estrutura de atendimento do estabelecimento é a mesma há mais de 30 anos.


No último dia 30 de março deste ano, Pedro passou por um episódio que marcou para sempre a sua vida. Ele sofreu um infarto e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Nossa Senhora Aparecida. Após dez dias de internamento, entre a UTI e a enfermaria, ele recebeu alta da casa de saúde sem qualquer sequela.

Pedro Chagas Júnior - Tenente do Estadual

Nasci de novo

Depois do infarto, muitos enxergavam em mim um milagre. Recebi muito amor das pessoas que até mesmo não me conheciam pessoalmente. É muito gratificante saber que você é amado e que Deus permitiu que eu ficasse mais tempo aqui.

Pedro Chagas Júnior - Tenente do Estadual


Fonte:

Deixe seu comentário