Portal da Cidade Umuarama

Prevenção

Dia Mundial de Luta Contra a Aids terá atividades em Umuarama

O lançamento da campanha foi marcado para a próxima sexta-feira (24) no anfiteatro da Prefeitura, a partir das 10h

Publicado em 21/11/2017 às 06:18

(Foto: Ilustrativa)

Por meio do Ambulatório de Infectologia, a Secretaria Municipal de Saúde programou uma campanha voltada ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids – 1º de dezembro. Pensando na prevenção da síndrome de imunodeficiência adquirida, o ambulatório realizará várias ações a partir desta quarta-feira, 22, para conscientizar a população sobre os riscos de contágio e divulgar a importância de realização do teste rápido.

O lançamento da campanha foi marcado para a próxima sexta-feira, 24, no anfiteatro da Prefeitura, a partir das 10h, com a presença do prefeito Celso Pozzobom, secretária da Saúde, Cecília Cividini, demais secretários municipais, diretores e servidores em geral. Durante a campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuirão materiais informativos aos pacientes, nas salas de espera.

“No dia 1º de dezembro ofertaremos, no estacionamento da Unidade de Saúde Central (ao lado da Delegacia de Polícia) teste de glicemia, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e materiais informativos. A UBS da Praça Anchieta ofertará todas as segundas-feiras, durante o mês, teste rápido de HIV, sífilis, hepatites B e C, das 13h30 às 16h”, informou o coordenador do Ambulatório de Infectologia, Fábio Barzon.

Segundo a secretária Cecília Cividini, estas são apenas algumas das diversas ações previstas dentro da campanha. “O objetivo nosso é sensibilizar a maior parte da população para os cuidados preventivos e também para o teste rápido, para saber se já possui alguma infecção por DST ou se é portador do HIV. Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor será a recuperação e a qualidade de vida do paciente. É o melhor a fazer, já que a Aids ainda não tem cura”, comentou.

O Ambulatório de Infectologia fica na Avenida Ângelo Moreira da Fonseca, 786, no segundo piso do Posto de Saúde Central. Maiores informações podem ser obtidas pelos fones 3906-1033 ou 98457-1044.

Para esta semana estão agendados teste rápido (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) na 7ª Subdivisão Policial, para a população privada de liberdade (das 8h às 11h e das 13h30 às 16h), nesta quarta-feira, 22; teste rápido no Centro Dia, das 13h30 às 16h de sexta-feira, 24, para o público da terceira idade; e o lançamento da campanha Dia Mundial de Luta Contra a Aids, às 10h de sexta no anfiteatro da Prefeitura, com pré-lançamento do folder e gibi e encerramento do projeto Sexualidade na Escola.

Na próxima semana haverá testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) na Delegacia (dia 27/11, das 8h ás 11h e das 13h30 ás 16h) e no Ambulatório de Infectologia (28/11, das 8h às 11h) para a população em geral e também divulgação do Dia D de Combate à Aids no comércio, nos dias 27, 28, 29 e 30 deste mês.

O Dia D (1º de dezembro) palestra com médico no Colégio Santa Eliza (19h), para pais e alunos; palestra com enfermeira no Crevd às 9h, para os internos em recuperação de dependência química; lançamento do folder e gibi do Projeto Sexualidade na Escola, das 8h às 9h no Ambulatório de Infectologia; e também teste rápido (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) no ambulatório, das 9h às 11h e das 13h30 às 16h, para a população em geral.

Fonte:

Deixe seu comentário