Portal da Cidade Umuarama

obras

Cruzamento das avenidas Dr. Ângelo Moreira com Amapá recebe readequação

Cruzamento terá implantação de acessibilidade, prolongamento de canteiros e construção de uma pequena rotatória

Publicado em 03/12/2020 às 08:54
Atualizado em

A sinalização também será reforçada na região (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) está realizando obras no cruzamento das avenidas Dr. Ângelo Moreira da Fonseca com Amapá, nas proximidades da Igreja São José Operário, para reorientar o tráfego de veículos e assegurar mais segurança aos motoristas e pedestres. Aquele é um dos pontos críticos do trânsito local, por concentrar vias públicas de grande movimento que demandam a regiões com alto índice de ocupação residencial e também de atividades comerciais.

As obras no cruzamento resultam de um termo de compromisso entre a Umutrans e a Construtora Morena responsável pelo Vivare Residence que encontra-se em obras na Dr. Ângelo Moreira, ao lado de um grande supermercado. “Conforme a legislação vigente, novos polos geradores de tráfego devem realizar investimentos em obras e equipamentos para a melhoria do trânsito, uma vez que suas instalações aumentam o movimento de veículos e, por consequência, o risco de acidentes”, explicou o secretário municipal de Defesa Social, major Valdecir Gonçalves Capelli. 

A diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer, explicou que a readequação do cruzamento terá implantação de acessibilidade, prolongamento de canteiros e construção de uma pequena rotatória. “Aquele é um dos cruzamentos críticos que nós temos, com ocorrência de pequenos acidentes praticamente diários. Haverá mudança na sinalização e vamos limitar as conversões à esquerda, que provocam situação de risco com motoristas que vêm pela Avenida Amapá e contornam para a Dr. Ângelo Moreira”, disse. 

As mudanças objetivam melhorar as condições de segurança daquela região. Haverá ainda pequenas obras com ajustes em todo o entorno, com a finalidade de melhorar o trânsito. “Vamos reforçar a sinalização e avaliar o comportamento dos motoristas. De acordo com a situação, pode haver novas adequações no futuro e inclusive a instalação de semáforo, se for necessário, já que a Dr. Ângelo Moreira é uma importante avenida que conecta várias regiões da cidade, desde o trevo do Gauchão até a Avenida Portugal, e por esta o futuro shopping, a nova rodoviária e as saídas para Maria Helena e a PR-323”, acrescentou o major Capelli.

Quebra Molas

Nesta semana, a pedido da Umutrans, a Secretaria Municipal de Obras refez os quebra-molas existentes na Avenida Paraná, entre o semáforo do Supermercado Cidade Canção e o Lago Aratimbó, que havia sido rebaixados como o recapeamento asfáltico daquele trecho, realizado ao longo do ano pela Prefeitura. “Os obstáculos perderam a funcionalidade e são necessários para conter o excesso de velocidade de alguns motoristas e ajudar a evitar acidentes, causados também pelo desrespeito à sinalização. Não se tratam de quebra-molas novos, apenas da restauração dos que já existiam”, completou Dainês Piffer.

Fonte:

Deixe seu comentário