Portal da Cidade Umuarama

Obras

Construção de galerias pluviais exige desvio na PR-489, em Umuarama

A obra tem exigido um pouco de paciência dos motoristas, pois em vários pontos o asfalto precisou ser cortado e o trânsito desviado

Publicado em 24/06/2019 às 07:41

Na última sexta-feira, 21, foi implantado um desvio para os veículos que se dirigem ao centro da cidade utilizarem a via marginal (Foto: Tiago Boeing)

A implantação de uma grande rede de galerias pluviais que vai atender a região do Conjunto Habitacional Sonho Meu, a futura Avenida Ivo Shizuo Sooma, a Praça Odete Mossurunga e parte da Avenida Ângelo Moreira da Fonseca, avança pelo trecho municipalizado da rodovia PR-489, na saída para Xambrê. Na última sexta-feira, 21, foi implantado um desvio para os veículos que se dirigem ao centro da cidade utilizarem a via marginal, uma vez que parte do leito da rodovia está sendo escavado para a implantação dos tubos de concreto. No sentido Umuarama a Xambrê o tráfego não foi afetado.

Dadas as grandes dimensões, a obra tem exigido um pouco de paciência dos motoristas, pois em vários pontos o asfalto precisou ser cortado e o trânsito desviado. “Obras deste porte causam alguns transtornos aos moradores da região impactada e também as motoristas, mas todos sabem que são intervenções estruturais que vão melhorar a vida da população e a cidade, como um todo. Portanto é necessário atenção dos motoristas e paciência”, comentou o prefeito Celso Pozzobom.

No local, a Prefeitura está construindo uma rede dupla de galerias com alta capacidade de escoamento, além de poços de visita e caixas de ligação que exigem escavações profundas e a remoção da cobertura asfáltica em diversos pontos. As ruas Macapá e Guaporé, próximo do antigo Completo Poliesportivo, a Ângelo Moreira da Fonseca e a Praça Odete Mossurunga foram diretamente afetadas. Mas o pavimento das ruas está sendo recuperado e já deve receber capa asfáltica no início desta semana.

“A obra eliminará o sério problema de alagamento na baixada das avenidas Guanabara, Brasil e Parigot de Souza, próximo do Colégio Estadual Bento Mossurunga”, lembra o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima. Após visitar as obras, o secretário reforçou que os transtornos são temporários. “Os operários escavam as ruas com cuidado, por conta das redes de água, esgoto e comunicação (telefone e fibra óptica), que cruzam com a tubulação em vários pontos. Por isso é necessário cuidado e um pouco mais de tempo. Mas à medida que a tubulação e concluída, as ruas serão recuperadas”, assegurou.

O prefeito Celso Pozzobom lembra que as galerias estão no pacote de serviços da duplicação da PR-489, que dará lugar à Avenida Ivo Shizuo Sooma. “Neste trecho, serão mais de 30 mil m² de asfalto novo, 20 mil m² de recapeamento e 4.600 metros de galerias pluviais, além de meio-fio e sarjeta. O investimento é de quase R$ 7,5 milhões, em parceria com o governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu)”, informou o prefeito.

Na mesma região o município também executa a reurbanização na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, desde a rua Tomé de Souza (final da Avenida Brasil) até o trevo do Gauchão, na PR-323 – saída para Guaíra. O trecho está ganhando galerias pluviais, novos pontos de pavimentação (1.450 m²), quase 30 mil m² de recapeamento asfáltico, 1.730 m² de galerias, além de calçadas, meio-fio e sarjeta. Nesse trecho serão investidos R$ 1.997.040,88 e prazo de execução 240 dias. As duas obras são realizadas pela Sotram Construtora e Terraplanagem.

Fonte:

Deixe seu comentário