Portal da Cidade Umuarama

Começa em fevereiro

Coleta de lixo orgânico será reforçada com terceirização parcial em Umuarama

Diante da dificuldade de contratar garis, seja por concurso público ou processo seletivo simplificado, o município optou por terceirizar coleta

Publicado em 26/01/2023 às 17:32
Atualizado em

A licitação foi realizada em novembro do ano passado e o contrato com a empresa vencedora está sendo assinado esta semana (Foto: Assessoria)

A partir de fevereiro a Prefeitura de Umuarama terá um reforço na coleta de resíduos orgânicos, realizada diariamente na sede e nos distritos por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Diante da dificuldade de contratar garis, seja por concurso público ou processo seletivo simplificado, o município optou por terceirizar parte da coleta.

A licitação – no formato pregão eletrônico – foi realizada em novembro do ano passado e o contrato com a empresa vencedora está sendo assinado esta semana. Com isso, o Prefeitura terá mais três caminhões (a licitação possibilita até seis equipes) e inicialmente cerca de 15 funcionários contratados pela empresa – a Contestado Resíduos, de Santa Catarina – para auxiliar a equipe própria no recolhimento de 80 toneladas diárias de lixo orgânico, que somam cerca de 1.900 toneladas por mês.

Atualmente a Prefeitura conta com mão de obra própria e também um contrato de mão de obra terceirizada que expira no dia 2 de março, pelo qual garis contratados temporariamente atuam junto do efetivo do município.

Com a terceirização, a empresa prestadora do serviço de coleta e destinação dos resíduos até o aterro sanitário municipal atuará de segunda a sábado, durante o dia, em todo o perímetro urbano de Umuarama. Já os servidores municipais continuarão realizando o recolhimento em alguns pontos da cidade no horário noturno e também nos distritos, onde a coleta segue um cronograma diferenciado.

“A intenção é sempre melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Como está difícil contratar garis pela Prefeitura, optamos por terceirizar parte do serviço e trazer a iniciativa privada para auxiliar o poder público. Começaremos com três equipes extras mas, havendo necessidade, poderemos ampliar para até seis equipes”, afirmou o prefeito Hermes Pimentel.

O início do trabalho está previsto para a primeira semana de fevereiro. “Esse reforço também dará fôlego ao setor de Recursos Humanos na questão de férias e licenças dos servidores efetivos”, acrescentou. A Prefeitura trabalha hoje com 10 caminhões próprios na coleta diurna e noturna de resíduos orgânicos (lixo doméstico comum), na sede e distritos, e outros quatro veículos na coleta seletiva (materiais recicláveis).

O contrato com a terceirizada terá duração de 12 meses, prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos até o limite de 60 meses – cinco anos.

Empregos

Além de melhorar o serviço, a terceirização também vai gerar empregos. A empresa que vai assumir parcialmente a coleta de lixo em Umuarama já abriu vagas para contratar colaboradores por meio da Agência do Trabalhador. O gerente Reginaldo Barros informou que as entrevistas com os candidatos interessados estão marcadas para o próximo dia 31, às 8h, na agência.

“Inicialmente a empresa está oferecendo vagas para seis motoristas (com carteira de habilitação categoria ‘C’) e 12 para garis. Os interessados devem comparecer à agência no dia e hora marcados, com documentos pessoas, currículos atualizados e preparados para a entrevista. Quem tiver dificuldade pode solicitar o apoio da nossa equipe”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário