Portal da Cidade Umuarama

Infraestrutura

Chuvas danificaram estradas rurais, mas não há mais trechos interditados

Graças ao trabalho da equipe da Prefeitura, praticamente não há estradas interditadas no município

Publicado em 30/10/2018 às 06:25

Na última sexta-feira, 26, a passagem pela ponte sobre o Ribeirão Piava ficou temporariamente comprometida na Estrada Jaborandi (Foto: Tiago Boeing)

As chuvas da última semana estão exigindo esforços concentrados da Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários para a conservação e recuperação de estradas danificadas pelas enxurradas. Graças ao trabalho rápido da equipe, praticamente não há estradas interditadas no município – a não ser onde a Prefeitura realiza serviços de melhoria na tubulação para passagem de água fluvial ou melhoria na drenagem pluvial.

Há alguns locais, porém, em que a situação é mais precária. Na última sexta-feira, 26, a passagem pela ponte sobre o Ribeirão Piava ficou temporariamente comprometida na Estrada Jaborandi, na Estação de Captação de Água da Sanepar. Além de carrear muita terra e lama para a ponte, a enxurrada corroeu parcialmente uma das cabeceiras e a Defesa Civil optou pela interdição, até que as máquinas recuperassem a segurança para a passagem de veículos. A situação foi resolvida ainda no sábado de manhã.

No povoado de Nova Jerusalém, a Prefeitura está recuperando galeria e aterro na Estrada Paulista, onde o córrego Água do Burro havia causado um início de erosão. “A previsão é terminar o serviço nesta terça ou no máximo até quarta-feira, antes que cheguem as chuvas”, disse o secretário de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti.

A Prefeitura realiza – no próximo dia 9 – licitação para contratar empresa de arquitetura ou engenharia para construção de uma ponte de concreto armado sobre o Córrego Esperança, com recursos do Ministério da Integração Nacional/ Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O valor máximo foi definido em R$ 313,3 mil. Outra via danificada pelas chuvas foi a Estrada Dias, nas proximidades da antiga farinheira.  A situação é mais precária na ponte sobre o Rio de Veado, próximo ao entroncamento com a Estrada Moema.

“O prefeito Celso Pozzobom tem a intenção de construir uma nova ponte, mais alta e ampla, para controlar melhor a vazão. A cada chuva, desce para aquele local boa parte da água que é captada pelas galerias pluviais e lançada nas nascentes – oriunda das regiões do Parque Dom Pedro, Zona Seis, Anchieta, Guarani e Primeiro Maio. O nível do rio aumenta e ele acaba passando sobre a estrada, dada a limitação da vazão da ponte atual”, explicou o secretário Liutti.

A Prefeitura também está discutindo com os moradores da Estrada Dias a possibilidade de levar a pavimentação da Avenida Presidente Castelo Branco até a antiga farinheira. “Temos a intenção de pavimentar várias estradas rurais nos próximos dois anos. A Estrada Dias é uma das prioridades, pois concentra grande número de pequenas propriedades e serve de ligação para muitos produtores rurais. Mas o projeto depende da adesão dos moradores. É o mesmo caso da Estrada Jaborandi, que já está mais adiantada”, explicou o prefeito Celso Pozzobom.

Fonte:

Deixe seu comentário