Portal da Cidade Umuarama

Contabilizado

Chuva destelhou parcialmente cerca de 20 casas em Umuarama

A Defesa Civil distribuiu cerca de 800 metros de lona e aguarda avaliação para ver a quantidade de telhas necessárias

Publicado em 21/09/2018 às 05:52

Foram verificadas pelo menos 20 quedas de galhos e algumas árvores inteiras em diversos pontos da cidade (Foto: Tiago Boeing)

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Umuarama divulgou na tarde desta quinta-feira, 20, um balanço parcial dos estragos causados pelas chuvas na Capital da Amizade, ente a noite de quarta-feira (19) e a manhã de ontem. Conforme o relatório de atendimentos, prestados em conjunto com a Guarda Municipal e outros órgãos da administração municipal, pelo menos 20 casas foram parcialmente destelhadas e os moradores precisaram de algum socorro.

A Defesa Civil distribuiu cerca de 800 metros de lona preta e aguarda avaliação para ver a quantidade de telhas necessárias para atender aos moradores. Houve pessoas atingidas nos bairros Jardim Petrópolis, Parque D. Pedro II, Parque Irani, Parque Jabuticabeiras, Jardim Araxá, Jardim Arco Íris, Jardim Belvedere, Jardim Independência, Córrego Longe, Parque Tarumã, Alto São Francisco, Alto da Paraná, San Rafael, Jardim Suzuki e Parque San Marino.

“Felizmente nenhuma família ficou desabrigada. Os danos foram parciais, provocados pelo vento forte e pelo granizo”, informou o coordenador da Defesa Civil, inspetor Enivaldo Ribeiro. Outro problema causado pelas chuvas foi a queda de galhos e árvores, alguns sobre residências e outros obstruindo ruas e a rede elétrica. Foram verificadas pelo menos 20 quedas de galhos e algumas árvores inteiras em diversos pontos da cidade, sem registro de vítimas.

Houve problemas em algumas das estradas rurais não pavimentadas do município, porém a situação ainda está sendo levantada pela Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários.

Algumas escolas municipais tiveram prejuízos. A Escola Cândido Portinari, no Conjunto Habitacional Sonho Meu, precisou suspender as aulas nesta quinta e também na sexta-feira, 21, no bloco de Ensino Fundamental por conta do destelhamento parcial, que resultou em alagamento de salas de aula. Na Escola Municipal Papa Pio XII, no distrito de Lovat, a ventania entupiu as calhas e a água transbordou para dentro das salas, mesmo problema notado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Yokohama Watanabe, no Jardim Verde Vale.

A Defesa Civil registrou ainda quebra de vidros em um dos pavilhões e uma estrutura de aço rompida com a força dos ventos no Instituto Federal do Paraná (IFPR), na rodovia PR-323 (Parque Industrial 2). No Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho, parte dos aterros também foi afetada pela força das chuvas, dificultando o trânsito na rua Francisco Pimentel da Silva, no contorno do Jardim Arco Íris.

Fonte:

Deixe seu comentário