Portal da Cidade Umuarama

Fé na ressurreição

Católicos de Umuarama celebram a paixão e a morte de Cristo

A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança

Publicado em 28/03/2024 às 16:34
Atualizado em

O período é um momento para refletir sobre a vida e os valores, como o amor, a compaixão, a humildade (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

As celebrações católicas que ocupam essa quinta (28), sexta (29) sábado (30) e domingo (31) formam o ponto mais importante da vida dos fiéis, e são marcadas pela paixão, a morte e a ressurreição de Jesus. O período é um momento para refletir sobre a vida e os valores, como o amor, a compaixão, a humildade.

O Lava-pés está entre os rituais litúrgicos mais importantes desta quinta-feira. Ele recorda a última ceia de Jesus, quando ao lavar os pés dos discípulos, o Senhor demonstrou amor por cada um e mostrou a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem de amor.

A Sexta-feira Santa é marcada pelo drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. É um momento de oração mais profunda para se conectar com a espiritualidade em busca de orientações divinas.

Valdomir Almeida Machado / padre / Umuarama

Renovar a fé

“Neste tempo celebramos a paixão, morte e ressureição do Senhor. É um momento muito especial, justamente para vivenciarmos tudo isso, a gente atualiza, torna presente esses fatos que se deram com Jesus, e a partir disso, renovamos nossa fé”

Valdomir Almeida Machado / padre / Umuarama

 

Pode até parecer, mas, o sábado não é um dia vazio. Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo que pode ir uma pessoa e “tudo está consumado!”. Durante o Sábado Santo, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e morte, esperando, na oração e no jejum, sua ressurreição.

“Temos o direito e o dever de procurar nossas igrejas para participarmos assiduamente dessas celebrações para justamente acendermos em nós esse desejo de céu, de salvação que nos é dado”, destaca o padre.

O domingo da ressurreição é o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

A Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. A presença de Jesus ressuscitado não é uma alucinação dos Apóstolos. Quando se diz “Cristo vive” não está sendo usado um modo de falar, como pensam alguns, para dizer que vive somente em nossa lembrança.

Confira abaixo, a programação do Tríduo Pascal da Paixão de Cristo e Ressurreição do Senhor nas paróquias da Diocese de Umuarama:

(Fonte: Diocese de Umuarama)

Fonte:

Deixe seu comentário