Portal da Cidade Umuarama

CastraPet

Castração gratuita tem grande procura nos primeiros dias de cadastramento em Umuarama

Para participar, os tutores devem comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, na Travessa Euclides Pelacani, ao lado da Farmácia Municipal

Publicado em 25/08/2026 às 15:48

A nova edição do programa está programada para o dia 21 de setembro e disponibilizará 245 castrações (Foto: Prefeitura de Umuarama)

A procura pelas vagas do CastraPet Paraná começou intensa em Umuarama. Nos primeiros dias de cadastramento, dezenas de tutores já compareceram à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal em busca de atendimento para seus cães e gatos.

A nova edição do programa está programada para o dia 21 de setembro e disponibilizará 245 castrações, contemplando animais machos e fêmeas. As inscrições foram abertas na segunda-feira (24) e continuarão sendo realizadas até o preenchimento de todas as vagas.

Os procedimentos serão realizados na quadra de esportes do Colégio Estadual Senador Souza Naves, onde será instalada a estrutura utilizada pelo programa. A ação conta com a participação da Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e do Instituto Água e Terra (IAT), órgão do Governo do Paraná responsável pelo CastraPet.

Para participar, os tutores precisam comparecer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Travessa Euclides Pelacani, ao lado da Farmácia Municipal, munidos de documento pessoal e comprovante de residência. Depois do cadastro, os responsáveis receberão as instruções sobre os cuidados e procedimentos necessários para a castração.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bigeschi Junior, a realização de novas etapas é importante para ampliar o atendimento à população e contribuir para o controle da população de animais.

Criado pelo Governo do Paraná, o CastraPet é um programa permanente de esterilização de cães e gatos desenvolvido em conjunto com os municípios. Além de ajudar no controle populacional, a castração contribui para a prevenção de zoonoses e para a redução do abandono de animais.

Em Umuarama, 1.192 animais já foram esterilizados por meio do programa. Com o novo ciclo, o município pretende ampliar esse número e fortalecer as políticas públicas de proteção e bem-estar animal.

“Com a nova etapa, ampliamos as ações de controle populacional e reforçamos nossas políticas voltadas ao bem-estar animal, à saúde pública e à proteção ambiental”, destacou o secretário.

Fonte: Portal da Cidade Umuarama

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp