Portal da Cidade Umuarama

Companheiros

Casal de caminhoneiros umuaramense viaja junto há 10 anos

Apesar de cada um conduzir o seu próprio caminhão, a dupla segue as mesmas rotas pelo Brasil

Publicado em 22/02/2018 às 01:40
Atualizado em

Aparecido de Souza Carvalho, de 50 anos e Marli dos Santos Carvalho, de 48 anos, estão juntos há 30 anos (Foto: Reprodução/Facebook)

Ser caminhoneiro não é fácil, é preciso enfrentar a solidão da viagem, a distância da família e os perigos da estrada. Mas para um casal de Umuarama todas essas dificuldades não são obstáculos. Eles se aventuram há mais de 10 anos pelas estradas do Brasil em nome da paixão pela profissão.

Marli dos Santos Carvalho, de 48 anos e Aparecido de Souza Carvalho, de 50 anos, estão juntos há 30 anos. O casal tem três filhos. Eles se conheceram no pequeno distrito de Nova Jerusalém, a 80 quilômetros de Umuarama.

Juntos vieram para a Capital da Amizade, onde Aparecido conseguiu um emprego de motorista de caminhão, enquanto a esposa ajudava na renda familiar como faxineira.

Alguns anos depois o esposo decidiu comprar seu próprio caminhão e passou a trabalhar por conta. Mas após um grave acidente de trânsito, decidiu vender o veículo e voltou a trabalhar como funcionário.


Superado o trauma do acidente, Aparecido comprou outro caminhão e passou novamente a trabalhar como autônomo. Nesse período, a esposa começou a viajar com o marido e as vezes aproveitava para pegar a direção do veículo e assim, aprendeu a dirigir.

Com os filhos crescendo, Marli decidiu abandonar a estrada para ficar com eles. No mesmo período, seu esposo vendeu o caminhão para comprar uma van escolar para Marly trabalhar, enquanto ele continuava viajando, mas dessa vez, como funcionário.

Se passaram oito anos, quando em 2009 ela recebeu um convite do esposo para trabalhar com ele. “No começo fiquei com muitas dúvidas, mas pensei bem, e topei”, disse a caminhoneira.

Ela conta que conversou com o patrão do esposo, que de imediato aprovou a ideia. “O patrão queria que eu fosse viajar já no mesmo dia” disse.


Marly relembra que primeiro tirou a habilitação e no primeiro mês do ano de 2010 começou a trabalhar junto com o marido, mas com um detalhe: cada um com seu próprio caminhão.

A primeira viagem, segundo ela, foi para Cascavel e, acreditem, de lá os dois partiram juntos para Maringá, Paranaguá, Goiás, Recife, Salvador e Brasília. “Mas sempre com meu marido no rádio amador perguntando se eu estava bem, ou se estava cansada”, relata.

Foram cerca de quatro meses na estrada, enquanto o filho mais novo que dependia de atenção ficava com a mãe do esposo. Desde da grande viagem já se foram 10 anos de estrada.

Hoje, cada um comprou seu próprio caminhão. E foi suando nas estradas que eles conquistaram também a casa própria, que era o sonho de Marly.


Por causa do nascimento do neto, a caminhoneira disse não ter ido com o esposo viajar, mas que ele tem ligado todos os dias reclamando da falta que a companheira faz. “Ele já está doente na estrada, fica reclamando que eu não fui com ele e que sente falta da minha comida”, disse.

“Espero já ir com ele na próxima viagem, pois é o que amamos fazer”, finalizou.

Fonte:

Deixe seu comentário